Estaleiros de Viana estão “fantásticos e cheios de encomendas até 2028”
04 Abril 2025, 14:13
O empresário Mário Ferreira disse, esta sexta-feira, que os estaleiros navais de WestSea, em Viana do Castelo, estão “fantásticos” e com uma carteira de encomendas “cheia” até 2028.
“Não posso fazer mais encomendas de navios porque (os estaleiros) estão cheios até 2028, infelizmente, por um lado, e felizmente, por outro. É, por isso, um sentimento agridoce. Os estaleiros estão com muitas novas construções mas nós temos necessidade e estamos à procura de outros estaleiros para construir. Vamos construir na China um navio maior, provavelmente de 20 mil toneladas e também precisamos de construir alguns para o rio Douro”, adiantou o dono da Douro Azul e da Mystic Cruises.
Segundo o empresário, que falava à Rádio Alto Minho à margem do I MEETUP de 2025 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, em Viana do Castelo, o cluster naval de Viana está “aberto ao mundo e com muito sucesso”.
“Os estaleiros de Viana estão fantásticos, a funcionar bem e têm boas equipas. Não é só o estaleiro de Viana em si, é todo o cluster náutico à volta desta indústria. O estaleiro está rejuvenescido. Existem empresas francesas, espanholas a vir requisitar muitos serviços. O cluster naval de Viana está aberto ao mundo e com muito sucesso”, referiu ainda Mário Ferreira.
Dos três navios em construção (um deles já concluído), um está incluído no projeto de navios oceânicos e os outros dois são para cruzeiros no rio Douro.
O Centro de Mar (Navio-hospital Gil Eannes), em Viana do Castelo, recebeu o I MEETUP de 2025 no âmbito da Rede Municipal de Turismo, onde foram abordadas questões relacionadas com a integração entre o setor turístico e a economia marítima, tendo como ponto de partida as Estações Náuticas, o desenvolvimento de estratégias de promoção da valorização económica do território Costeiro, bem como identificar novas oportunidades de negócio que cruzem turismo, rio e mar.
O encontro contou, entre outros, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, José Maria Costa, deputado à Assembleia da República e Mário Ferreira, Presidente do grupo Mystic Invest, CEO da DouroAzul.