Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Eurodeputado do PCP questiona Parlamento Europeu sobre acesso de entidades de Viana a fundos comunitários

Rádio Alto Minho

17 Julho 2018, 19:13

Acessibilidade

Publicidade

O eurodeputado do PCP João Pimenta Lopes disse hoje, no final de uma visita de dois dias ao distrito de Viana do Castelo, que vai questionar o Parlamento Europeu sobre o acesso de instituições daquela região a fundos comunitários.

João Pimenta, que falava em conferência de imprensa no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, acompanhado dos dirigentes locais do partido e da vereadora da CDU na Câmara da capital do Alto Minho, adiantou que a visita de dois dias que realizou ao Alto Minho foi “muito importante para poder intervir, no contexto do Parlamento Europeu, com profundo conhecimento da realidade”.
A nível nacional, João Pimenta adiantou que “algumas das matérias abordadas nesta visita terão tratamento quer por parte da própria organização local do partido ou pelos deputados do PCP, na Assembleia da republica”.
“Por exemplo, o subfinanciamento crónico do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, que tem a capacitação mais baixa do país, que limita as respostas à população do distrito”, disse.
Destacou “os anos de significativa austeridade e de desinvestimento em alguns sectores”, apontando o da saúde, “com algumas dezenas de milhões de euros que em falta nas unidades de saúde”
“Isso foi particularmente visível, hoje, na visita ao hospital de Santa Luzia. Passou-se de níveis de investimento na casa dos seis a sete milhões de euros, há 7/8 anos atrás, para níveis da ordem de um milhão de euros, bastante aquém das necessidades físicas”.
O eurodeputado comunista disse ainda ter identificado “dificuldades na contratação de pessoal médico e ede enfermgaem e assistentes operacionais”.
João Pimenta reuniu ainda com as corporações de bombeiros voluntários de Ponte de Lima e Arcos de valdevez e disse terem sido “evidentes as dificuldades sentidas pelas corporações, no seu próprio financimaneto”.
“Desde logo pelo atraso na recuperação do investimento que fazem nos combustíveis e na atividade regular e no serviço que prestaram às populações. As corporações de bombeiros atravessam hoje grandes dificuldades, não obstante a imprescindível resposta que dão às populações e que não passa apenas por apagar fogos”, afirmou.
Da reunião que manteve com a administração do porto de mar de Viana do Castelo revelou ter ficado a conhecer os projetos em curso, adiantando “ter sido percetível o impacto que a crise económica do país teve na redução da atividade do porto e o desinvestimento em obras públicas”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade