Ex-alunos angariam fundos para bolsas académicas no IPVC
21 Janeiro 2025, 16:20
O ANA.VI Group promoveu, no passado sábado, dia 10 de janeiro de 2025, a Gala Solidária "O Poder da Conexão", um evento que reuniu cerca de 200 participantes na Quinta do Carvalho, em Viana do Castelo.
Além de celebrar mais um ano “de sucessos e conquistas”, a iniciativa teve uma componente solidária, com o objetivo de angariar fundos para premiar o empreendedorismo jovem a estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O grupo, fundado em 2020 por Manuel Antunes, Vítor Afonso, Rui Araújo, Daniel Leal, Carlos Melo e Raúl Peixoto é composto por empresas que operam em setores diversos, desde a construção civil à comunicação e marketing, passando pela tecnologia e pela consultoria.
Este evento refletiu o compromisso do grupo com a valorização da educação e a formação de novos talentos, reafirmando o desejo dos fundadores de retribuir o apoio recebido durante a sua jornada académica.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a entrega da Bolsa Projeta+ referente a 2023, destinada a reconhecer e apoiar o empreendedorismo jovem do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
A bolsa foi atribuída a Vítor Gonçalves, natural de Monção, criador do projeto “Vela Há’qui”. Este gesto reforça o compromisso do ANA.VI Group com a educação e o desenvolvimento da próxima geração de profissionais, devolvendo à comunidade académica parte do que os fundadores receberam no início das suas trajetórias.
Celebrar o Sucesso e Reforçar Parcerias
A gala foi marcada por momentos de celebração e reconhecimento, onde os sócios fundadores, expressaram publicamente o seu agradecimento a parceiros, fornecedores e entidades públicas pelo apoio constante, bem como pela colaboração estratégica que tem impulsionado o crescimento do grupo.
Nas palavras de Raúl Peixoto, “O ANA.VI surge da vontade de modernizar, impulsionar e concretizar, precisamente, através das conexões e do networking.
Sem a valiosa parceria de cada um de vocês, não seria possível transformar estes objetivos em realidade. Por isso, expressamos a nossa mais sincera gratidão pela presença e pela colaboração contínua ao longo da nossa jornada.”
O Grupo ANA.VI assinou um acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, representada pelo presidente Luís Nobre, e por Raul Peixoto, um dos fundadores do grupo, para a cedência de um espaço que será a sua nova sede. Este marco simboliza o reconhecimento do impacto do ANA.VI na comunidade local e reforça a parceria estratégica com o município, garantindo uma base sólida para o desenvolvimento de novas iniciativas e o apoio ao talento jovem da região.
Em representação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Presidente Luís Nobre e a Vereadora Carlota Borges enfatizaram a importância da parceria com o grupo na promoção do desenvolvimento local e no apoio à formação de jovens talentos.
Para Luís Nobre “o município agradece todo o vosso empenho na dinamização do movimento estudantil ao longo destes anos, e pelo papel preponderante nos diversos órgãos da vida académica. O vosso trabalho tem sido fundamental para fortalecer o vínculo entre a academia e a comunidade, promovendo uma verdadeira cultura de colaboração e inovação.”
Na visão de Carlota Borges “o município reconhece e valoriza profundamente o impacto positivo que o ANA.VI Group tem gerado, não só no crescimento pessoal e académico dos seus membros, mas também no desenvolvimento coletivo de nossa cidade e região.”
Durante o evento, o ANA.VI Group anunciou a oferta de uma escultura à cidade de Viana do Castelo, em homenagem ao papel central do movimento estudantil no dinamismo e identidade da região. Inspirada nas fitas dos estudantes e nos batimentos cardíacos, a obra simbolizará a energia, a criatividade e a resiliência dos jovens que têm contribuído para a vitalidade cultural e académica da cidade.
Na visão do artista Carlos Melo “esta escultura reflete a energia e determinação dos estudantes, simbolizando o espírito de vitalidade que os caracteriza. Além disso, representa uma ligação entre a vida académica e a riqueza cultural de Viana do Castelo, celebrando o papel central da educação na comunidade.”
Em representação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a vice-presidente Ana Paula Vale destacou “a relevância das iniciativas e do trabalho que o ANA.VI Group tem realizado, consolidando-se como um exemplo inspirador para a nova geração de talentos do IPVC, é inegável. Em nome do IPVC, gostaria de expressar a nossa mais profunda gratidão pelo exemplo diário de dedicação, pelo incansável empenho e pela firme vontade de apoiar e investir no futuro dos jovens e, por conseguinte, no desenvolvimento do nosso país.”
Uma Rede de Empresas Dinâmicas e Inovadoras
O ANA.VI Group é constituído por um ecossistema de onze empresas que operam em diversas áreas de negócio. Desde a Builder, R Decor, GlobalMud e Bolder na construção civil, às piscinas de luxo com a Atlanthia, soluções contra incêndios da Proignis, tecnologia de climatização da Proac, indústria e distribuição pela RP Indústria, consultoria da Antunes Inc., até à criatividade da Main Guilty e Carlos Mello, e à comunicação e marketing da ADN Agency, o grupo destaca-se como um exemplo de inovação e excelência no tecido empresarial nacional.
Com uma equipa de mais de 75 colaboradores a tempo inteiro e um volume de faturação conjunta que ultrapassou os seis milhões de euros em 2024, o grupo demonstra que a juventude empresarial portuguesa pode alcançar elevados níveis de sucesso, mantendo um compromisso com valores como a responsabilidade social e a formação de excelência.
O Presidente da Associação Empresarial do Minho (AE Minho), Ramiro Brito, destacou o impacto do ANA.VI Group como um modelo de dinamismo e altruísmo no setor empresarial.
Para Ramiro Brito, o ANA.VI Group “este é um exemplo claro do dinamismo jovem, essencial para a inovação nas empresas e organizações. N’O Poder da Conexão reside a chave para esta era de cooperação e sinergias, onde a criatividade e a colaboração impulsionam novos projetos.
Para o empresário bracarense, este grupo de empresários e empresas representa o melhor do Minho: uma união de tradição, modernidade e visão, que destaca a região como referência no panorama económico e social.”
O Futuro do ANA.VI Group: Conexão e Propósito
O ANA.VI Group continuam a construir um legado que combina crescimento empresarial com impacto social. Projetam que em 2025 as empresas do grupo totalizem €10 M em faturação.
Afirma que terão “a vontade inabalável de avançar e continuar a ser motor de mudança e prosperidade.” E que garante “que teremos a humildade de errar, aprender com os erros e com quem nos rodeia e, com isso, prosperar e fazer o mundo girar.”
A Gala Solidária “O Poder da Conexão” não foi apenas uma celebração do passado, mas uma afirmação do compromisso com o futuro. Mais do que um evento, simbolizou a capacidade de transformar sonhos em realizações, negócios em parcerias e ambições em mudanças reais para as pessoas, as empresas e a sociedade.
O ANA.VI Group reafirma-se como uma força transformadora, provando que o sucesso só tem sentido quando é partilhado e direcionado para construir um mundo melhor.