Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Expomecânica a caminho dos 300 expositores e com 30% de empresas estrangeiras

Rádio Alto Minho

03 Março 2023, 11:20

Acessibilidade

Publicidade

A Oitava edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto garantiu já a participação de 79 operadores internacionais, oriundos de 11 países. A mês e meio do certame, 257 expositores reservaram 90% da planta da mais representativa feira portuguesa de negócios do setor

«Não obstante os desafios adicionais que o pós-venda automóvel português enfrentou nos últimos três anos, 2022 foi um bom ano para o setor. E antevê-se que 2023 também o seja, a avaliar pela confiança reinante. Pelo que percebemos do contacto diário com o tecido empresarial de vários segmentos da atividade, muitas empresas estão economicamente melhor na atualidade do que se encontravam em 2019, ano que, já então, se considerava ser um dos melhores».

A perspetiva setorial de José Manuel Costa, diretor-geral da Kikai Eventos, entidade organizadora do expoMECÂNICA, espelha – e deixa antever – a força da 8.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que ocupará de 14 a 16 de abril a totalidade de quatro naves do recinto de eventos da EXPONOR – Feira Internacional do Porto.

A cerca de mês e meio do arranque do mais expressivo certame do aftermarket automóvel nacional, 90% das localizações empresariais na planta do acontecimento encontram-se reservadas. E dos 257 operadores económicos com participação entretanto confirmada mais de 30% dizem respeito a empresas e entidades internacionais.

Os 79 expositores estrangeiros que, à data, tem presença garantida no expoMECÂNICA 2023, são oriundos de 11 países: Espanha (43 empresas), Itália (13), Turquia (12), Polónia (3), França (2), Alemanha (1), Reino Unido (1), Paises Baixos (1), Luxemburgo (1), China (1) e Emirados Arabes Unidos (1).

«Temos ainda em efetivação delegações de mais de um par de países, mas as reservas ainda não estão comercialmente fechadas. Estamos confiantes que teremos não só a edição mais internacional de sempre como o momento mais representativo do vigor do pós-venda automóvel no nosso País. A feira dura três dias, mas, na realidade, os seus efeitos podem durar o ano todo, em muitas empresas», assevera José Manuel Costa.

São muitos os agentes que têm acompanhado o expoMECÂNICA desde a 1.ª edição em 2014, mas a mostra, que é agora bienal, tem conseguido renovar-se a cada etapa (a edição 8 tem 15% de novos expositores). Circunstância que também tem trazido novos públicos (profissionais do setor) ao certame.

A feira voltou a crescer este ano, para mais um pavilhão (mais oito mil metros quadrados, num total de 24.000 m2). E porque, proporcionalmente, é previsível um alto índice de visitação, a KiKai Eventos abrirá não só um segundo check-in como está a aconselhar a credenciação online prévia. Tudo para maior conforto e uma melhor experiência dos profissionais que visitam a exposição em busca das últimas novidades.

De acordo com Sónia Rodrigues, diretora comercial do expoMECÂNICA, vários expositores estão a organizar rotas, num total de 20 autocarros, de vários pontos do País, com destino à EXPONOR.

Por falar em crescimento, ele será notório igualmente na componente formativa do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto. Além do ciclo de conferências expoTalks by PRIO , das demonstrações do Espaço Demotec by CEPRA e do programa EINA Training, com a assinatura da Eina, a Organização respondendo às solicitações dos expositores, idealizou uma nova área, designada de Academia expoMECÂNICA, com o patrocínio da MCoutinho Peças, que providenciará formação gratuita durante a feira a todos os interessados.

Outra das iniciativas patrocinadas pelo certame, recorde-se, é a competição dedicada à mecatrónica.  A grande final da competição “O Melhor Mecatrónico 2023” by Jornal das Oficinas, em parceria com a ATEC, vai disputar-se durante o expoMECÂNICA. Os visitantes terão oportunidade de ver ao vivo o desempenho dos concorrentes, e, assim, ficarem a conhecer melhor a profissão de mecatrónico automóvel.  O objetivo passa por divulgar a profissão, valorizando-a. Os oito finalistas já estão apurados e poderão ser consultados no website do evento (em www.melhormecatronico.pt).

A Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), por sua vez, voltará a dinamizar o seu encontro anual na feira (o 18.º). Que contará ainda com uma  Exposição de Miniaturas e Carros Clássicos.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade