FBAC une arte e saúde mental num projeto inédito no Alto Minho
19 Novembro 2023, 14:00
Acessibilidade
Publicidade
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira está a promover um projeto inédito no Alto Minho que une a arte e a saúde mental. "A Arte sou Eu" é uma iniciativa promovida em parceria com o Município de Vila Nova de Cerveira, a ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto Minho EPE e a Associação de Psicologia da Universidade do Minho e a Escola de Psicologia Universidade do Minho.
Trata-se de um projeto piloto que parte dos princípios da arte terapia e se destina a pessoas sinalizadas com problemas de foro de saúde mental, devidamente sinalizadas e encaminhadas por profissionais clínicos do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM. Com um total de 8 participantes e ao longo de 8 sessões os utentes são convidados a expressar-se através da arte nas oficinas do Fórum Cultural de Cerveira.
“Este projeto revela que estamos comprometidos em contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas que lidam com problemas de saúde mental através da partilha e fruição artísticas. É uma iniciativa inédita no distrito que esperamos que possa ser multiplicada e descentralizada a outros territórios”, explicou o presidente da FBAC, Rui Teixeira.
A iniciativa contempla ainda um estudo de avaliação aos utentes, de caráter progressivo, que permitirá medir o impacto do projeto, que está a ser desenvolvido pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho e a Escola de Psicologia Universidade do Minho.
De referir que a iniciativa integra a candidatura “És Livre? Novos olhares sobre coleções e criações para pensar a Arte e a Liberdade?” que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.