Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Fim de Semana dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos

Rádio Alto Minho

17 Março 2023, 14:35

Acessibilidade

Publicidade

Nem de propósito. No tempo frio que se faz sentir, nada melhor do que sentar-se à mesa e aconchegar o estômago com ricas e avantajadas doses de rojões e papas de sarrabulho à moda de Barcelos. A iniciativa acontece já este fim de semana, em 38 restaurantes do concelho, no âmbito dos fins de semana gastronómicos, promovidos pelo Município de Barcelos.

Da tradição da matança do porco, antigamente morto em casa dos lavradores e chamuscado com colmo de centeio, ficando depois suspenso de cabeça para baixo durante dois dias, sendo depois desmanchado, salgado e fumado, resultaram, entre outros práticos típicos da região minhota, as papas de sarrabulho e os rojões à moda de Barcelos.

E se hoje os tempos e os modos são outros, todavia a época e a procura pelas papas de sarrabulho e pelos rojões mantém-se, pelo que esta rica e forte comida é bastante solicitada e apreciada na restauração do território barcelense.

A pensar nisso, e também como forma de promover a gastronomia local e dinamizar economicamente a restauração do concelho, o Município de Barcelos promove, de 17 a 19 de março, o fim de semana dos rojões e das papas de sarrabulho à moda de Barcelos. E se os rojões se confecionam de forma praticamente idêntica em toda a região minhota, já as papas de sarrabulho à moda de Barcelos primam pela diferença de serem confecionadas com “mílharos”, estabelecendo uma diferença no sabor, face às demais de outras localidades.

Como complemento ao repasto, o Município de Barcelos apresenta uma caminhada e uma arruada como propostas para este fim de semana. A caminhada “Pelos Trilhos do Artesanato Popular” percorrerá alguns caminhos na envolvência do monte do Facho, que muitos apontam como a origem da tradição olárica barcelense. A arruada realiza-se no sábado, pelas 10h30, no Centro Histórico de Barcelos, com o Grupo de Danças e Cantares “As Gamelinhas de Palme”.

Restaurantes Aderentes: Abel Martins (Várzea), Alma dos Reis (Igreja Nova), Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Sta. Eulália), Bom Gosto (Arcozelo), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa do Eduardo (Milhazes), Casa Sêmea (Arcozelo), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea),  Fina Mesa (Grimancelos), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Gosto Muito (Barcelos), Manjar das Estrelas (Várzea), Maria de Medros (Barcelinhos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante 2000 (Tamel S. Fins), Restaurante Pérola (Barcelos), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberninha O Chico (Perelhal), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Taberna Lopes (Gilmonde), Tasca da Ponte (Barcelinhos), Tasquinha O Telheiro (Viatodos), Terraço dos Petiscos (Vila Boa), Três Marias (Barcelos), Tropical (Várzea), Vera Cruz (Barcelos).

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade