Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Video: “Monção Deixa Marca” distinguido como o melhor filme de turismo do mundo

Rádio Alto Minho

17 Março 2023, 11:47

Acessibilidade

Publicidade

O filme “Monção Deixa Marca”, criado, realizado e produzido pelo cineasta Leonel Vieira, no âmbito da nova identidade do Município de Monção, da autoria da agência de comunicação Marka Branka, foi distinguido como o melhor filme de turismo do mundo.

A distinção teve lugar, esta quinta-feira, em Kyoto, no Japan International Tourism Video Festival, célebre por entregar os Óscares do Turismo aos melhores filmes da especialidade.

António Barbosa e João Oliveira, bem como Leonel Vieira, estiveram presentes na cerimónia de atribuição dos prémios. Um momento inesquecível, refere António Barbosa, que representa “uma grande conquista para Monção” e “um motivo de enorme orgulho para todos os monçanenses”.

Disse: “Quando ouvimos o nosso nome naquele palco multicultural, com representantes de vários países e continentes, não contivemos a alegria. Foi uma emoção muito grande que, desde aqui, partilho com todos os monçanenses”.

Convicto das repercussões positivas deste prémio, António Barbosa acrescentou: “Esta distinção é o reconhecimento internacional da nossa gente, da nossa história, da nossa cultura e do nosso património construído e imaterial. A sua visibilidade a nível mundial constitui uma vantagem competitiva, sem precedentes, na valorização turística do nosso território”.

O Japan International Tourism Video Festival (JWTFF) faz parte do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), certificado pela Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), tendo como objetivo a promoção dos melhores filmes de turismo produzidos em todo o mundo.

Apresentação “Monção Deixa Marca”

Com perto de 5 milhões de visualizações no Youtube e no Facebook, o filme “Monção Deixa Marca”, englobado na nova identidade municipal, foi apresentado no Cine Teatro João Verde, no dia 24 de março de 2022, e no Restaurante “Solar dos Presuntos”, em Lisboa, no dia 31 de março de 2022.

Na apresentação na capital portuguesa, esteve presente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vários monçanenses a residir em Lisboa e um número significativo de personalidades ligadas ao mundo do espetáculo, desporto e política.

Na altura, António Barbosa, com a paixão que o carateriza, quando fala, defende e promove Monção, disse aos presentes que “a nova imagem pretende posicionar o nosso território como uma marca global”, partindo de “uma comunicação uniforme e abrangente, com base numa linguagem apelativa e imagens atrativas, feitas a partir dos nossos sonhos, emoções e histórias”.

Em síntese, acrescentou: “Monção Deixa Marca“ é o nosso património, a nossa cultura, as nossas tradições, os nossos lugares e paisagens, mas também os nossos sonhos, emoções, objetivos, desejos e aspirações. Aqui, cabem todas as nossas potencialidades, cabem todos os monçanenses”.

Prémios

A imagem gráfica e visual “Monção Deixa Marca” foi acolhida com extraordinária recetividade pelo público e especialistas em comunicação, tendo recebido, em menos de um ano, vários prémios e comentários elogiosos. Mário Augusto, critico cinematográfico, considerou-a “uma revelação brilhante e cativante da essência e alma do território”.

Em abril, foi distinguido nos Prémios Lusófonos da Criatividade, nas categorias de Design-Rebranding e Digital – Filme para Web. Em outubro, no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival, recebeu prémios em três categorias: documentário curto, hospitalidade e lugares da história.

Este reconhecimento em dois dos maiores festivais realizados em Portugal, trampolim para a visibilidade mundial conquistada no Japão, evidencia a qualidade da identidade gráfica e visual do Município de Monção, assinalando, também, a atratividade crescente do nosso concelho como um destino de excelência, onde os visitantes levam memórias que perduram no tempo.

Monção não é personagem, Monção é palco. Quando não é visto no seu conjunto, sente-se nas suas tradições, nos seus costumes, nos seus lugares, nas suas paisagens e no seu povo, que lhe dá vida e o torna belo e fascinante”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade