Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Freguesias de Caminha acolhem projeto “Reciclar a Compostar”

Rádio Alto Minho

14 Março 2023, 14:51

Acessibilidade

Publicidade

O projeto “Reciclar a Compostar” continua a percorrer as freguesias, escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS. Esta terça-feira realiza-se uma sessão para as IPSS e amanhã serão retomadas as iniciativas nas freguesias, neste caso recomeçando em Orbacém. Há várias sessões agendadas até ao final do mês de março. Nessa altura, estarão cobertas praticamente todas as freguesias, à exceção das Argas. Será também feito um balanço e equacionadas as diligências seguintes.

Entre escolas, freguesias e IPSS foram já realizados muitos encontros com a população e públicos específicos, abrangendo centenas de pessoas, com o intuito não apenas de mostrar como devem ser usados os compostores, mas também para a sensibilização sobre a necessidade de transformar dos biorresíduos em composto.

O projeto teve uma primeira fase – o Município de Caminha apresentou uma candidatura a financiamento para implementação do projeto ao Aviso n.º 8247/2021, do Fundo Ambiental, referente ao programa “Biobairros – da terra à terra”, no montante 36.480.00 euros (IVA incluído), que foi aprovada e que viabilizou a execução.

O projeto em curso prevê a promoção, junto da população local e das entidades parceiras, da compostagem doméstica através da distribuição porta-a-porta de compostores, distribuição nos estabelecimentos escolares do concelho e ainda aos utilizadores de parcelas das Hortas Urbanas – Quinta da Barrosa, incentivando à reciclagem na origem e à transformação de biorresíduos em composto.

Posteriormente, a Câmara Municipal de Caminha alargou o projeto “Reciclar a Compostar” a todo o concelho, tendo conseguido fazer aprovar uma segunda candidatura, que reforçou a dotação inicial conseguida na 1ª fase, num investimento total de mais de 84 mil euros. 

No âmbito deste projeto, o Município de Caminha adquiriu compostores domésticos e baldes para deposição de resíduos, para distribuição gratuita. Os interessados deverão inscrever-se online nas sessões, em: Ficha de Inscrição (google.com)

SESSÕES AGENDADAS:

15 de março (quarta-feira) – sessão de formação em ORBACÉM

Local: Junta de Freguesia de Orbacém

Horário: 18h00-19h00

16 de março (quinta-feira) – sessão de formação em GONDAR

Local: Junta de Freguesia de Gondar

Horário: 18h00-19h00

20 março (segunda-feira) – sessão de formação em DEM

Local: Junta de Freguesia de Dem

28 março (terça-feira) – sessão de formação em VILARELHO

Local: Junta de Freguesia de Vilarelho

30 março (quinta-feira) – sessão de formação em VILA PRAIA DE ÂNCORA

Local: Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade