Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Futebol: Braga recebe “Copa Gallecia” em dezembro e em 2023 será em Viana para celebrar centenário

Nuno Cerqueira

16 Novembro 2022, 9:51

Acessibilidade

Publicidade

É já entre os dias 9 e 11 de dezembro que a cidade de Braga recebe a Copa Gallecia, competição de futebol feminino sub14 e que juntas as seleções distritais de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Porto, Vila Real e três seleções galegas (norte, centro e sul da Galiza).

No entanto o presidente da AF Viana do Castelo anunciou que em 2023 a prova será no Alto Minho para celebrar os 100 anos da associação.

“Esta edição coincide com o centenário da AF Braga e em 2023 coincide com o nosso centenário. Daí que para o ano esta copa será em Viana do Castelo”, referiu à rádio Alto Minho na apresentação da competição em Braga.

Quanto à competição deste ano, Sárria espera que sejam “três dias de partilha de conhecimento e experiência”.

“Que possamos no futuro alargar a prova ao masculino e ao futsal e que a Copa Gallaecia termine sempre como começou, com grande entusiasmo”, referiu o presidente da AF Viana do Castelo.

Segundo a organização a Copa Gallaecia “é mais do que um torneio de futebol”.

“Pretende-se, assim, desenhar um programa de intercâmbio e partilha de boas práticas entre as seis associações, envolvendo atletas, coordenadores técnicos e conselhos de arbitragem, fomentando o crescimento e o desenvolvimento da modalidade e, ainda, promover a interculturalidade transformando os três dias da prova num momento de partilha cultural, social e desportiva”, afirma o presidente da AF Braga, Manuel Machado.

Também Fernando Iglésias, vice-Presidente da Federação Galega de Futebol, explicou que “desde o primeiro momento aceitamos o desafio de Manuel Machado para esta prova”.

“É uma experiência excelente para todos os envolvidos mas, sobretudo, para as atletas. Quanto aos árbitros acreditamos ser uma experiência ímpar de crescimento e evolução. Hoje temos 100 000 atletas dos quais 10100 são femininas. Só havia 2 escalões no feminino, temos criado mais escalões para alargar a competição. Sentimos que o futebol feminino está crescer porque o temos potenciado. É essencial investir no futebol feminino e na arbitragem feminina”, destacou.

Em resultado do sorteio ficou determinado que a série 1 será disputada pelas seleções da Galiza Centro,  Galiza Norte, dAF Vila Real e da anfitriã AF Braga. Já na dois está AF Viana do Castelo, Galiza Sul, AF Porto e AF Bragança.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - IPVC
Rádio Alto Minho - Quitas Melgaço

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - HABITUAL

Publicidade

Rádio Alto Minho - SANITOP
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - Nobre Movel

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade