Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Galeria dedicada a Francisco Sampaio inaugurada no Museu do Traje

Rádio Alto Minho

08 Junho 2019, 20:00

Acessibilidade

Publicidade

“Dr. Francisco Sampaio” é assim que se chama a galeria do Museu do Traje que homenageia o antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho (RTAM) pelo seu percurso ligado ao setor, também como professor e etnógrafo e impulsionador das tradições, costumes e gastronomia da região.

Além daquele espaço a homenagem que a Câmara de Viana do Castelo preparou para o “senhor Turismo”, como é carinhosamente conhecido, realizada na sexta-feira, dia em que completou 82 anos, incluiu  a reedição trilingue do livro “Romaria da Senhora d’Agonia”.

Francisco Sampaio exerceu, entre outras  funções a de Técnico Superior do Centro de Saúde Mental de Viana do Castelo, Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Presidente da Comissão Regional de Turismo do Alto-Minho, desde 1980 até se reformar, tendo sido ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho.

É autor de dezenas de títulos, que versaram sobre temas de caráter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, tendo sido também colaborador de várias publicações do Alto Minho.

É reconhecido como um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, tendo até redigido a Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d’Agonia, entretanto aprovada, um documento que se assumia como um “selo de qualidade” da rainha das romarias.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade