“Gás Radão no Alto Minho: da Investigação à Prevenção” dá mote a seminário em Paredes de Coura
05 Novembro 2019, 17:39
O centro cultural de Paredes de Coura vai ser palco, no dia 13, do seminário "Gás Radão no Alto Minho, da investigação à prevenção" promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O encontro, realizado em parceria com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho (AREA Alto Minho) e com o apoio da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) e da Câmara de Paredes de Coura, decorrerá a partir das 10:00.
O debate realização no âmbito do projeto de investigação “RnMonitor: Infraestrutura de Monitorização Online e Estratégias de Mitigação Ativa do Gás Radão no Ar Interior em Edifícios Públicos da Região Norte de Portugal”.
Aquele projeto conta com a parceria do Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a empresa BMViV e é apoiado pelo programa COMPETE 2020.
O projeto visa “caracterizar da concentração de gás radão numa amostra alargada de edifícios públicos nas regiões de Viana do Castelo e Barcelos, bem como o desenvolvimento de um piloto tecnológico no contexto da Internet das Coisas (IoT) que permita efetuar a monitorização ‘online’ de um conjunto de edifícios públicos, previamente selecionados, e desta forma sensibilizar a população e as autoridades locais para a necessidade de adoção de estratégias de mitigação do gás radão em ambientes interiores”.
O radão “é um gás natural radioativo que pode acumular-se em ambientes interiores, como casas, escolas e locais de trabalho”.
Encontra-se “nos solos graníticos da região do Alto Minho, assim como na água, e entra nos edifícios através de fissuras no pavimento e dos materiais de construção”.
A “exposição prolongada ao radão pode determinar um aumento do risco associado ao cancro do pulmão, motivo pelo qual é fundamental ventilar espaços e renovar o ar interior com critério seguindo procedimentos específicos”.
Foto: Jael construções