Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Grupo Avic suspende autocarros em Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

12 Junho 2024, 12:52

Acessibilidade

Publicidade

O grupo Avic anunciou a suspensão a partir de quinta-feira de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras em Viana do Castelo.

Em causa está o valor proposto pela autarquia vianense para compensação por quilómetro percorrido por dia, atribuída às operadoras, ao abrigo dos apoios do Governo aos transportes públicos.

De acordo com um comunicado enviado à Rádio Alto Minho, a empresa suspender os circuitos da cidade de Viana do Castelo e o serviço interurbano entre a freguesia de Carvoeiro e Viana do Castelo, bem como vários horários nas linhas :Portela de Suzã – Viana do Castelo, Fragoso (Barcelos) – Viana do Castelo, Forjães (Esposende) – Viana do Castelo, Viana do Castelo – Castelo Neiva e Viana do Castelo – Ponte de Lima.

“As linhas a serem suprimidas a partir de 13 de junho geram receitas de bilhética de apenas €86,20 por dia por viatura, valor insuficiente para cobrir sequer os custos do motorista, quanto mais os restantes custos operacionais”, pode ler-se no comunicado.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse ontem que continua a negociar com o grupo Avic a compensação por quilómetro, atribuída ao abrigo dos apoios do Governo aos transportes públicos, havendo acordo no valor de bilhetes e passes.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião camarária, Luís Nobre referiu que a negociação está a ser feita tendo em conta duas realidades, a compensação para os operadores garantirem os circuitos de transportes públicos dentro do concelho e nos municípios vizinhos”.

“Aí, [serviço intermunicipal] estamos a ser levados por arrastamento por uma posição do município vizinho [Ponte de Lima] que entende manter o valor de sempre, da compensação de 250 euros, por dia, até 150 quilómetros percorridos. Nós propusemos aos operadores 285 euros, por dia, por 125 quilómetros. Estamos à espera de um entendimento”, afirmou.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Auto4You 2
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Decathlon
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Sancho Panza Viana Grill
Rádio Alto Minho - Casa Rocha Tien 21

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade