Grupo da ACAPO assiste à peça “Mistério Da Vinci”: “Quebrámos a quarta parede”
12 Fevereiro 2026, 14:57
Um grupo da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal assistiu, esta quinta-feira, à peça “Mistério Da Vinci”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
“Hoje, a sessão das 11h00 foi verdadeiramente especial e o Teatro Sá de Miranda tornou-se um lugar ainda maior, porque foi um lugar para todos”, sublinhou o Teatro do Noroeste, companhia residente do teatro vianense, numa publicação nas redes sociais, acrescentando que foi possível “quebrar a quarta parede”.
Antes do espetáculo, foi feito um “reconhecimento de palco”, permitindo que o público com deficiência visual tocasse nos cenários, sentisse as texturas dos figurinos e conhecesse o espaço físico onde “a magia ia acontecer”.
Durante o espetáculo, a audiodescrição guiou a imaginação de quem vê com os ouvidos, e a Língua Gestual Portuguesa traduziu cada palavra e emoção para quem vê com as mãos.
“A acessibilidade não é apenas um recurso técnico; é a garantia de que a cultura, o sonho e a descoberta são um direito de todos. Obrigado a quem nos visitou e a todos os profissionais que tornaram esta sessão possível!”, pode ler-se.
























