Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Hackers com novas técnicas para a Black Friday e Cyber Monday: ofertas e descontos fraudulentos no preço dos combustíveis

Rádio Alto Minho

26 Novembro 2022, 3:10

Acessibilidade

Publicidade

Até dia 28 de novembro prevê-se um pico no consumo devido à Black Friday e Cyber Monday, mas a S21sec prevê também um aumento na tentativa de ciberataques.

Este ano, desde o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os preços dos combustíveis atingiram níveis recorde e o conflito energético alastrou-se a todo o mundo.

Neste contexto, aproveitando também estes dias de ofertas, os hackers tiram proveito da crise e da incerteza geral em torno dos preços dos combustíveis para atrair potenciais vítimas, espalhando ofertas falsas e descontos.

Este tipo de fraude é feito através de campanhas de phishing, uma técnica de ataque baseada em engenharia social que visa enganar o utilizador na partilha de todo o tipo de informações pessoais, tais como palavras-passe, dados sensíveis, números de conta.

O tipo mais comum de phishing durante a campanha de Black Friday e Cyber Monday é o tradicional phishing por e-mail: os cibercriminosos compõem um e-mail que enviam para endereços diferentes fingindo ser empresas reais que oferecem descontos nestes dias.

Este tipo de fraude também pode chegar através da WhatsApp, aumentando os riscos e o alcance do ataque, uma vez que a mensagem ou ficheiro manipulado pode ser encaminhado para diferentes contactos muito rápida e facilmente.

A S21sec já registou numerosas campanhas de phishing distribuídas através de WhatsApp sob o nome de poderosas marcas multinacionais.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade