Inaugurada nova unidade de saúde que serve 10 mil utentes
04 Novembro 2024, 17:44
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Porfírio Oliveira, inauguraram, esta segunda-feira, a Unidade de Saúde Familiar da Meadela.
O edifício serve cerca de 10 mil utentes, representando um investimento de 3,4 milhões de euros.
O novo espaço, segundo o Presidente da ULSAM, poderá vir a acolher consultas de saúde oral e a realização de juntas médicas.
Projetada para proporcionar cuidados de saúde de excelência, esta nova unidade conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil com fraldário e dois gabinetes multifunções, além de salas de tratamento, áreas de espera e zonas de manutenção técnica.
A Unidade de Saúde Familiar da Meadela passou ainda a acolher a USF Tiago de Almeida, anteriormente situada na Praça 1.º de Maio, no centro da cidade.
A obra mereceu financiamento ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020 no valor de 2,2 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal assumido a verba restante, que ascendeu a 1,2 milhões de euros, mais a cedência de terreno, o que eleva o apoio municipal para 1,5 milhões de euros.
O município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários que foi posteriormente entregue à ULSAM.