EMISSÃO ONLINE
OUVIR..

Inscrições abertas às associações para aluguer de cadeiras durante a Agonia

Celso Carvalhosa

14 Julho 2016, 8:41

Acessibilidade

Publicidade

A VianaFestas abriu esta quinta-feira as inscrições para exploração de aluguer de cadeiras da via pública na cidade de Viana do Castelo durante a Romaria d’Agonia.

Podem concorrer associações culturais, sociais e desportivas locais.

De acordo com o regulamento agora anunciado, para a Romaria d’Agonia de 2016 “não será permitida a colocação de cadeiras para aluguer sem autorização expressa da VianaFestas” e os interessados deverão fazer a sua inscrição, por escrito, até ao próximo dia 30 de julho.

O regulamento define ainda que “por cada metro linear ou quatro cadeiras”, as associações a explorarem, “deverão efetuar o pagamento de cinco euros à VianaFestas”.

O aluguer de cadeiras nas ruas do centro histórico de Viana do Castelo para assistir sobretudo ao Cortejo foi, durante décadas, feito por particulares, situação que, de acordo com a organizadora da romaria, por vezes provocava alguns desentendimentos, dada a inexistência de regulamentação específica.

Contudo, contam as memórias populares que após um grande naufrágio com pescadores de Viana do Castelo, as viúvas decidiram pedir à organização da Romaria autorização para colocar cadeiras nas ruas, por onde passava o tradicional Cortejo, angariando algum dinheiro.

Corriam os anos de 1962 e 1963, mas a prática, embora noutros moldes, perdurou até aos dias de hoje e assim se manterá, no apoio às associações locais.

Os lugares disponibilizados, este ano, para o Cortejo Histórico-Etnográfico, no dia 21 de agosto, serão o Passeio das Mordomas; Rua Nova de Santana; Rua de Aveiro e a Alameda João Alves Cerqueira.

Para a Serenata, no mesmo dia, à noite, serão disponibilizados os lugares na Marina, mas “não será permitido o aluguer de cadeiras por um valor inferior” ao já habitualmente praticado pela VianaFestas para as bancadas.

O regulamento está disponível no site da Vianafestas www.vianafestas.pt e as inscrições poderão ser entregues presencialmente nas instalações ou através de e-mail para:vianafestas@vianafestas.com.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade