Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

IPVC: Escola Agrária que aproveitar “os desafios” para “encontrar oportunidades”

Rádio Alto Minho

24 Novembro 2022, 0:51

Acessibilidade

Publicidade

O 37.º aniversário da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC),  ficou marcado pelo elencar de um conjunto de desafios para todas as Instituições de Ensino Superior.

O presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, fez uma série de reflexões, apelando a uma maior proatividade de toda a comunidade académica.

“Um projeto de grande sucesso, construído ao longo de quase 40 anos”, disse Carlos Rodrigues, acrescentando que “temos de aprender com a história e olhar para o futuro, a começar pelas novas profissões”.

“Quase que temos de fazer um exercício de adivinhação para saber quais são e formar jovens para essa realidade. Temos também de trabalhar no sentido da atualização de conhecimentos, com especial enfoque nos alunos ‘maiores de 23’. A multiculturalidade também é uma realidade que não podemos ignorar”, afirmou o presidente do IPVC.

Carlos Rodrigues destacou, ainda, “a necessidade de flexibilização de horários e de flexibilização curricular como fundamentais para um acompanhamento pleno da realidade e uma capacitação maior dos estudantes, de forma a satisfazer as necessidades do mercado de trabalho”, numa lógica de “maior proatividade e menor reatividade”.

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo abordou também a temática do abandono e do insucesso escolar como um problema que é necessário combater.

“Quando temos um curso com uma taxa de abandono escolar de 50% ou uma taxa de insucesso escolar acima dos 60%, temos de refletir se a responsabilidade é só dos alunos. Temos de refletir sobre estas problemáticas com vista ao sucesso da própria instituição que é o IPVC”, rematou Carlos Rodrigues.

A diretora da Escola Superior Agrária, Isabel Valín, também abordou o tema do abandono e do insucesso escolar para defender o quão desafiante será o próximo ano.

“Esperamos que o ano 2023 seja o ano em que o Centro de Inovação e Desenvolvimento saia do papel e se concretize permitindo desenvolver junto dos agentes sociais, económicos e culturais projetos de relevância regional, nacional e internacional e desejamos que a Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC), que está a ser discutida na Assembleia da República, seja aprovada, possibilitando aos politécnicos outorgarem o grau de doutor”, disse.

Com mais de 670 alunos matriculados, num total de três mestrados, quatro licenciaturas e cinco CTeSP, a ESA-IPVC prepara-se para aumentar a oferta formativa com duas novas pós-graduações: “Uma só saúde”, no âmbito do projeto PRR-BAITS, e “Sistemas Agroalimentares sustentáveis e de comercialização em circuitos curtos”, em articulação com a AgroB.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade