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IPVC: Projeto que promove a resiliência e a saúde mental positiva dos estudantes no pódio

Nuno Cerqueira

30 Setembro 2022, 10:43

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O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é uma das três instituições vencedoras da primeira edição do FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior. O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior, que resulta de uma parceria da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e com o alto patrocínio da Presidência da República, recebeu 32 candidaturas.

O projeto do IPVC, “RES4ALL+ Promoção da Resiliência e da Saúde Mental Positiva dos Estudantes”, visa a redução de desigualdades e vulnerabilidades entre estudantes e ao desenvolvimento das suas competências em literacia de Saúde Mental.

“Este projeto apresentado pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, passa por duas linhas de intervenção: o programa de Saúde Mental Positiva e o Campus Resiliente”.

O Administrados do SAS-IPVC, Luís Ceia, congratulou-se com a distinção do projeto que, explica, vem “complementar outros que têm sido desenvolvidos na instituição em articulação com o gabinete de saúde”.

“Este projeto é o resultado de uma boa articulação entre os SASIPVC, o gabinete de Saúde e grupos de trabalho nas Escolas do IPVC como e o caso da Escola Superior de Educação e a Escola Superior de Saúde”, disse.

Na prática o projeto vai, entre outros aspetos, possibilitar a existência de um psicólogo permanente no IPVC e desenvolver estudos e ações na academia.

Para o júri, o projeto do IPVC é “um projeto muito consistente, focado na prevenção e na capacidade dos estudantes de avaliarem sinais de alerta sobre Saúde Mental, contribuindo assim para a construção de um discurso que faça efetivamente parte dos estudantes”.

“Tem uma forte componente prática e é bastante ambicioso, pois implica uma grande mobilização de recursos”, frisa o juri.

“Escolher os três projetos foi um processo muito difícil”, acrescenta ainda o juri, destacando que “as candidaturas eram, todas elas, muito fortes, o que revela não só a qualidade científica, mas também o empenho das Instituições de Ensino Superior no que diz respeito à Saúde Mental”.

“O nosso trabalho foi encontrar as candidaturas que se adequavam plenamente ao desafio lançado por este programa”, apontou o juri.

 

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