Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Joacine Katar Moreira: “Há uma forma portuguesa de se estar no mundo. É a desfaçatez”

Duarte Lago

26 Maio 2023, 16:30

Acessibilidade

Publicidade

Joacine Katar Moreira, ex-deputada eleita pelo partido LIVRE, traçou críticas ao facto de o programa A Nossa Tarde, da RTP1, ter celebrado o Dia Mundial de África, esta quinta-feira, com a confeção de dois pratos típicos de Angola e da Guiné - a moamba e um caldo de mancara - pelas mãos do chef Fábio Bernardino, que é português.

Em direto, na RTP1, o cozinheiro/chef vai fazer uma moamba e um caldo de mancara celebrando o dia da África. Num país onde, obviamente, não se poderia dar espaço a uma pessoa negra de Angola e da Guiné, por exemplo. Há uma forma portuguesa de se estar no mundo: a desfaçatez“, começou por escreveu num primeiro post que colocou na rede social Twitter.

É o país onde o Observatório do Racismo e da Xenofobia tem à frente três pessoas brancas. Proposta inscrita no Orçamento do Estado, defendida e negociada por uma deputada negra no parlamento (eu)“, acrescentou num outro.

Joacine Katar Moreira apontou o dedo, também, à forma como África é retratada nos manuais escolares. “[Portugal] é o país onde, nos manuais escolares, África e os africanos e os indígenas são considerados atrasados. Assim, dessa forma, sem que ninguém considere pelo menos estranha esta referência a povos inteiros“, lamentou ainda numa terceira publicação.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade