Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

João Galamba recebido em Viana do Castelo com protesto contra prospeção de lítio

Rádio Alto Minho

07 Fevereiro 2020, 14:44

Acessibilidade

Publicidade

Os movimentos SOS Serra d'Arga, Corema - Associação de Defesa do Património/Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho, SOS Terras do Cávado, SOS Serra da Cabreira e Em Defesa da Serra da Peneda Soajo vão promover, no dia 15, a partir das 09:00, em Viana do Castelo uma concentração/manifestação durante uma visita do secretário de Estado da Energia, João Galamba. O governante vem reunir com autarcas da região para apresentar os princípios base da nova lei das minas.

O porta-voz do movimento cívico SOS Serra d’Arga, Carlos Seixas, adiantou que “a concentração/manifestação pacífica”, foi esta manhã decidida e “na sequência da visita que João Galamba irá realizar a Viana do Castelo naquele dia para apresentar a nova lei das minas às autarquias do Alto Minho”.

O responsável adiantou que “o protesto está a ser divulgado nas redes sociais para mobilizar a população da região para a contestação aos projetos de mineração que o Governo tenciona lançar”.

No texto da publicação efetuada na rede social Facebook, a organização do protesto adianta que a reunião do secretário de Estado João Galamba com os autarcas “terá lugar na Agência Portuguesa do Ambiente – Administração de Região Hidrográfica Norte, no edifício de apoio às docas, junto à pousada da juventude e Ponte Eiffel”.

“Os efeitos calamitosos dos projetos de mineração a céu aberto na Serra d’Arga e restantes áreas do Minho com que pretendem esventrar o território e pôr em causa, de forma irreversível, a qualidade de vida das populações não são negociáveis, nem tão pouco objeto de medidas de compensação e de minimização”, lê-se na publicação.

Segundo a organização da ação, “a atividade extrativa proposta está completamente em contramão com o modelo de desenvolvimento que tem sido adotado pelas regiões e pelas próprias autarquias, assente na salvaguarda dos valores ambientais e patrimoniais e na valorização dos recursos endógenos locais”.

“Em coerência com as políticas de desenvolvimento que têm defendido para os seus territórios, as câmaras municipais e as juntas de freguesia deverão opor-se incondicionalmente aos desígnios extrativistas das empresas e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática”, acrescenta.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade