Jovem pianista caminhense brilha na República Checa
11 Abril 2025, 16:17
A pianista Maria João Fernandes de Oliveira, natural de Caminha, destacou-se no XXIII Concurso Internacional ProBohemia Ostrava 2025, realizado a 6 de abril, na República Checa.
A jovem caminhense conquistou o 1.º Prémio da sua categoria, o Prémio de Melhor Interpretação da peça “Raicha” e ainda o Prémio Absoluto do Concurso, este concedido por decisão unânime.
Nascida em 2004, Maria João Oliveira frequenta o segundo ano de licenciatura na Musikhochschule Münster, na classe de piano do professor Heribert Koch. Começou os estudos musicais com os professores R. Ivaskeviciute e A. Pardo na AMFF (Academia de Música Fernandes Fão) e prosseguiu mais tarde com os professores O. Baranova e Y. Parov no Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas da ARTEAM (Escola Profissional Artística do Alto Minho).
Obteve o prémio especial de “Melhor interpretação de uma peça de um compositor belga” no concurso “Reencontres Internationales des Jeunes Pianistes”, na Bélgica; e três prémios no XXIII Concurso Internacional ProBohemia, na República Checa.