Lampreia do Rio Minho é ‘rainha’ em 18 restaurantes de Valença
17 Janeiro 2025, 12:40
“Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” arranca este fim-de-semana, de 18 e 19 de janeiro, em 18 restaurantes valencianos.
“Todos os fins-de-semana, até 30 de março, é possível saborear a lampreia, confecionada das mais diversas formas e com múltiplas apresentações”, adianta a autarquia valenciana , em comunicado
“Esta é uma excelente oportunidade para os apreciadores da lampreia saborearem a oferta gastronómica da restauração valenciana em que a lampreia é a rainha à mesa nesta época do ano”, refere.
A lampreia, em Valença, apresenta-se com “tradição e inovação como produto emblemático, desta época de inverno, assumindo-se como referência de excelência da gastronomia valenciana”.
Entre os pratos tradicionais mais emblemáticos, em Valença, destaca-se o arroz de lampreia, a lampreia recheada, a lampreia assada no forno e a lampreia na brasa.
“Tantas formas para a saborear, que a restauração vai replicando com arte e inovação”, lê-se.
As lampreias são pescadas, sobretudo, nas redadas dos pescadores das comunidades de São Pedro da Torre e Cristelo Covo que exercem a sua atividade no curso internacional do rio Minho desde o sul das ilhas de Verdoejo até aos limites de São Pedro da Torre.
“Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” é uma iniciativa da ADRIMINHO, em parceria com a Câmara Municipal de Valença, a restauração local e a Confraria da Lampreia do Rio Minho.