Lanheses prepara-se para formalizar candidatura de elevação a Vila Histórica
22 Janeiro 2025, 16:56
A Comissão para a elevação de Lanheses a Vila Histórica, que integra os órgãos eleitos da freguesia, Junta e Assembleia, e um painel de cidadãos locais, acusa o grupo parlamentar do Chega de apresentar um projeto lei “sem consultar os lanhesenses, nem os órgãos democraticamente eleitos na freguesia”.
Em comunicado, aquela comissão, formalizada em 28 de junho de 2024, agradece “a todos os que nos apoiam”, mas faz saber que serão responsabilizados, por todas as formas ao nosso dispor, os autores das iniciativas que possam comprometer o sucesso do requerimento de elevação da freguesia de Lanheses a Vila Histórica”.
Recorde-se que o grupo parlamentar do Chega apresentou, no dia 15 de janeiro, na Assembleia da República, um projeto de lei com vista à elevação da freguesia de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de “Vila Histórica”.
“Pelo exposto e pela importância do desígnio, faz-se saber publicamente que, dados os superiores interesses da freguesia, se agradece a todos os que nos apoiam, mas serão responsabilizados, por todas as formas ao nosso dispor, os autores das iniciativas que possam comprometer o sucesso do requerimento de elevação da freguesia de Lanheses a Vila Histórica”, lê-se no comunicado.
“Em 2024, por via da publicação da Lei nº 24/2024, de 20 de fevereiro, Lanheses viu abrir- se a possibilidade de ser elevada à categoria histórica de vila por lhe ter sido concedida Carta de Foral a 29 de abril de 1793 e ter sido sede de concelho com estrutura administrativa relevante durante 43 anos”, refere a Comissão.
“Cientes desta possibilidade e convictos da importância promover a elevação à categoria de vila reuniu dia 12 de abril de 2024, no Paço de Lanheses, um grupo de cidadãos, entre os quais representantes dos órgãos autárquicos eleitos, Junta e Assembleia de Freguesia. Desta reunião saiu uma comissão de trabalho com a tarefa de efetuar a necessária recolha de dados históricos e instruir a competente fundamentação e requerimento com vista à atribuição da categoria pelo Parlamento Português. A Comissão para a Elevação de Lanheses a Vila Histórica foi formalizada na Assembleia de Freguesia de Lanheses, por proposta da Junta de Freguesia, do dia 28 de junho de 2024 e tem estado em atividade desde aí, seguindo o processo todos os trâmites”, detalha.
Nos próximos dias, a Comissão vai avançar com a “formalização da candidatura que será apreciado pela Junta e Assembleia de Freguesia de Lanheses, executivo camarário e Assembleia Municipal, seguindo nos próximos dias para a Assembleia da República”.
“Os 188 anos decorridos desde a extinção da Vila de Lanheses não diminuíram, nos seus habitantes, a convicção da relevância histórica, cultural, social e económica da sua freguesia. Pelo contrário, cultivaram-na, fizeram dela herança e estandarte que os orientou na superação e no orgulho de ser lanhesense”, assinala.