Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Luís Nobre quer continuar a elevar a Romaria: “Juntos podemos fazer mais e melhor”

Duarte Lago

31 Maio 2023, 17:00

Acessibilidade

Publicidade

Foi apresentado o estudo de satisfação da Romaria de Nossa Senhora da Agonia e, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, "o trabalho feito ao longo de um ano mostra que grande parte da sociedade, das instituições e das empresas estão e devem estar envolvidas na Romaria para que esta possa atingir uma dimensão internacional".

Luís Nobre defendeu que o estudo, que foi realizado na última edição, “permite ter uma avaliação racional do que é a nossa Romaria” e do impacto que esta tem em todos os sectores da nossa sociedade.

Realçou a satisfação da avaliação do evento, a rondar os 80%, e sublinhou que os turistas “são agentes de dinamização da festa”, evidenciando a fé, a cultura, a alegria, o elemento feminino e a relação das gentes da ribeira com a sua comunidade piscatória.

Há ainda um espaço de progressão significativo e uma dimensão que só pode ser mais intensa e que é a responsabilidade social de todas as empresas porque juntos podemos fazer mais e melhor”, frisou.

Em 2022, um milhão e 250 mil de pessoas visitaram Viana do Castelo durante os cinco dias da Romaria d’Agonia.

Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, considerou que este estudo de satisfação da Romaria é “uma mais valia para o tecido regional e local” e vai permitir “alavancar ainda mais a economia ligada à romaria”.

Todos temos uma responsabilidade social e este estudo vai permitir uma reflexão coletiva e social enquanto comunidade, uma vez que nos dá a perceção e o índice de satisfação relativamente à romaria e quais os impactos económicos por sectores da atividade económica”, indicou.

O estudo foi realizado presencialmente de 17 a 21 de agosto e online de 17 de agosto a 23 de outubro, contando com uma amostra de 2 880 visitantes. Presencialmente, foram inquiridas 1 526 pessoas e online 1 354 pessoas. A maioria dos questionados era portugueses (63,68%), sendo que 42,08% eram residentes no concelho e 36,31% no estrangeiro.

Dos visitantes ouvidos, depois da maioria portuguesa foram garantidos 32,08% de Espanha, 1,81% de França, 1,11% do Brasil, 0,35% de Andorra, tenho ainda sido recolhidos testemunhos de Angola, Suíça, Alemanha, entre muitos outros países, o que demonstra a internacionalização da romaria.

O valor apurado de todas as operações efetuadas, no mês de agosto, no concelho vianense, com cartões de todos os países em alojamentos turísticos, foi de 1 milhão 830 mil e 900 euros. No que toca à avaliação do envolvimento do visitante, 88,53% dos visitantes consideraram a Romaria melhor ou muito melhor do que esperavam, sendo que a avaliação da experiência global, numa escala de 1 a 5, atingiu uma média de 4,19 pontos, que subiu para 4,25 no que toca à avaliação da organização do evento.

No que toca à avaliação dos eventos da Romaria, a preferência recaiu no Desfile da Mordomia (com média 4,50), seguido da confeção dos Tapetes Floridos nas Ruas da Ribeira (4,35), Procissão ao Mar e Bênção dos Barcos dos Pescadores (4,28) e o Cortejo Histórico-Etnográfico (4,24).

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade