Mais de 200 operacionais combatem incêndio em Arcos de Valdevez
04 Setembro 2024, 14:53
Acessibilidade
Publicidade
Fogo deflagrou ao início da noite desta terça-feira na freguesia de Ermelo.
Segundo a última atualização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no local estão 243 operacionais, apoiados por 72 viaturas e oito meios aéreos ativos.
Numa atualização feita durante a manhã desta quarta-feira, José Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, avançou que há a forte possibilidade de se tratar de fogo posto.
“Acho que podemos dizer que há fogo posto. Podemos dizer, por aquilo que se vai dizendo, que é intencional e, por isso, aquilo que eu peço e aquilo que tenho falado, já tive a oportunidade também, ainda hoje mesmo, de manhã, de falar com o secretário de Estado da Proteção Civil, em que ele me dava nota do empenhamento e dos meios aqui que seriam colocados. Temos de incrementar aquilo que são os meios de vigilância e de segurança e de judiciários para tratar este assunto”, afirmou o autarca.
Até ao momento, o fogo já consumiu 900 hectares de mato, sendo que o vento forte está a dificultar as manobras de extinção, conforme afirmou à Agência Lusa Carlos Pereira, 2.° Comandante do Comando Sub Regional do Alto Minho.