Mais de 40 voluntários recolhem microplástico na praia do Cabedelo
28 Março 2025, 12:50
Mais de 40 pessoas participaram na limpeza da praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, com a recolha de microplástico disperso no areal.
A iniciativa, organizada pela Ocean Winds (OW), contou com a colaboração de diversos representantes da comunidade local e com o apoio do Município de Viana do Castelo, do AQUÁRIO – Restaurante & Bar e do Duotone Pro Center Viana (ambos localizados na praia do Cabedelo), assim como outros utilizadores ativos do oceano e parceiros a nível nacional.
Nesta iniciativa, destaca-se também o apoio da APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho, que coordenou a ação de monitorização e limpeza (seguindo a metodologia da OSPAR), e pela Docapesca – Portos e Lotas, S.A., que apoiou na divulgação junto da Comunidade Piscatória. Por fim, foi realizado um almoço-convívio com todos os participantes inscritos.
Com este forte apoio, todos os participantes, passaram a manhã na praia do Cabedelo a recolher microplástico, recolhendo assim fragmentos de plástico, tampas, embalagens, cotonetes, pequenas cordas, fios de nylon, pedaços de rede e armadilhas de pesca), entre outros.
“Proteger os Oceanos” é uma iniciativa internacional desenvolvida pela Ocean Winds, empresa com projetos de offshore em 8 países do mundo, com o objetivo de se juntar ao combate contra a poluição marinha e para aumentar o conhecimento dos adultos e das novas gerações sobre os impactos da poluição e da importância da conservação marinha e da reciclagem. Através destas parcerias com organizações locais e nacionais, a Ocean Winds está a trabalhar alinhada com os objetivos ambientais globais (ODS 2030), através da ação e do envolvimento local.
A Vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, refere que “a responsabilidade ambiental, sustentabilidade, ética e espírito de grupo são os valores que se destacam nesta ação e em que acreditamos e nos revemos. A responsabilidade social, associada à intenção de prestar um serviço ao meio ambiente, que realce a necessidade urgente de mudança nas atitudes do ser humano é fundamental e por isso é de enaltecer a participação das empresas locais. Desta forma permitimos aos colaboradores tomarem consciência que a maior parte do lixo que vai parar ao mar é resultado dos comportamentos errados que se tem no dia a dia. Fazemos isso, a maior parte das vezes, de uma forma inconsciente, mas tem consequências. Todos devemos contribuir para a sustentabilidade do nosso ambiente, mudando comportamentos e tendo uma participação ativa em ações como esta”.
Já José Pinheiro, Diretor Geral para a Ibéria da Ocean Winds disse que “desde a Ocean Winds, trabalhamos para trazer bem-estar e valor à Comunidade Vianense, não só por via da operação do projeto WindFloat Atlantic, mas também através de ações como esta, que refletem outra face da nossa dedicação ao ambiente e sustentabilidade, a esta Cidade e à Comunidade da qual somos parte”, reforçou. “Agradecemos a todos os participantes e parceiros pelo seu apoio na sensibilização para a importância das energias renováveis, da preservação ambiental e da sustentabilidade”.