Metade dos animais acolhidos por novo centro de Viana já foram adotados
24 Março 2025, 15:31
Metade dos animais que deram entrada no Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo (CATAC), inaugurado em abril de 2024, em Viana do Castelo, já encontraram uma nova casa.
De acordo com dados avançados pela Câmara Municipal de Viana, deram entrada 88 cães no CATAC, tendo sido adotados 46 e esterilizados 32. No que toca a gatos, deram entrada 63, foram adotados 29 e esterilizados um total de 26.
Segundo a autarquia, “estes números apontam para uma taxa de 52% de adoções nos canídeos e de 46% de adoções nos felídeos”.
“Acresce a esterilização de cerca de 100 animais, sem que estes deem entrada na valência municipal, por forma a travar a reprodução descontrolada e evitar o aparecimento de novas colónias”, nota.
Para assinalar o 1º aniversário do CATAC, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no dia 5 de abril, um passeio rupestre.
Sob o mote “traga o seu melhor amigo ou passeie um dos nossos”, a caminhada inicia, pelas 15h00, na Rua da Portela, em Cardielos, e corresponde a um passeio de dificuldade média, com paragem obrigatória nas figuras rupestres.
O objetivo da iniciativa é assinalar o aniversário esta valência com uma atividade ao ar livre e proporcionar aos animais uma tarde diferente, uma vez que os cães que estão no CATAC poderão participar na caminhada.
A iniciativa pretende também sensibilizar a população para o trabalho do CATAC e para importância que este serviço assume no município, nomeadamente em parceria com as associações de animais locais.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória (email: apoiovet@cm-viana- castelo.pt ). Os canídeos participantes deverão ter identificação eletrónica; vacina antirrábica válida e desparasitação interna e externa recentes.
O Centro de Acolhimento Temporário de Animais de Companhia de Viana do Castelo foi inaugurado a 6 de abril de 2024, 15 anos depois de ter sido idealizado.
Correspondeu a um investimento de cerca de 800 mil euros e foi construído num terreno com aproximadamente 4.070 metros quadrados de área total na freguesia de Cardielos (localiza-se na rua da Portela, sendo confinante com a Autoestrada 27). Ali, estão também os serviços veterinários do Município, que acolhem os animais e tratam de todas as questões normais de saúde pública veterinária.