Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Milhares de velas voltaram a iluminar o Santuário de Fátima na noite de 12 de maio

Rádio Alto Minho

12 Maio 2022, 23:47

Acessibilidade

Publicidade

O Santuário de Fátima apresenta esta noite uma esplanada repleta de peregrinos de velas acesas, num cenário que já não era visto na Cova da Iria desde outubro de 2019.

Mais de dois anos depois, muitos milhares de fiéis de todas as idades participam na recitação do terço que dá início à peregrinação de maio ao santuário da Cova da Iria e onde, no primeiro mistério, se lembrou a situação na Ucrânia, com o padre Jorge Guarda, que conduz a oração, a pedir que se reze “para que se busque a paz, pelo diálogo”.

Nos acessos ao santuário, são ainda milhares os peregrinos que procuram entrar no recinto de oração, levando alguns voluntários, que trabalham no apoio aos fiéis, a reconhecerem um afluxo de pessoas superior ao que esperavam.

Sem adiantarem números, para já, as autoridades admitem que os peregrinos presentes se aproximam dos valores do que se registavam no período pré-pandemia.

As cerimónias estão a ser presididas pelo arcebispo Edgar Peña Parra, Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano.

Esta peregrinação “marca o regresso de uma série de iniciativas próprias das peregrinações de verão, como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé”, informou o Santuário, explicando que, “nos últimos dois anos, devido à pandemia não foi possível oferecer estes dois serviços por razões sanitárias, mas este ano, mantendo alguma prudência como o uso da máscara no posto de socorros e no lava-pés, o Santuário e o seu grupo de voluntários acolherão estes dois grupos de peregrinos”.

O presidente da celebração, Edgar Peña Parra, de 62 anos, é diplomata da Santa Sé desde 1993, sendo de origem venezuelana.

Atual substituo da Secretaria de Estado do Vaticano, serviu como Núncio Apostólico no Paquistão, entre 2011 e 2014, e em Moçambique, de 2014 a 2018.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Mais Optica
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Flor de Sal – 02 mai a 29 mai
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - HABITUAL

Publicidade

Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - AUTO QF

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade