Moradores exigem relocalização de antena 5G em Santa Marta de Portuzelo
26 Novembro 2025, 12:53
A instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, em Santa Marta de Portuzelo, continua a gerar protestos entre os moradores.
A infraestrutura está a cerca de 100 metros das habitações e é alvo de contestação desde 2019.
Durante o período aberto ao público da reunião da Câmara de Viana do Castelo, um grupo de moradores, liderado por Marcelino Ferreira, entregou um abaixo-assinado com cerca de mil assinaturas, solicitando a retirada ou relocalização da antena.
A população refere preocupações com ruído, saúde, desvalorização imobiliária, proximidade das habitações, ambiente, ordenamento do território e estética.
Em resposta, o presidente da Câmara, Luís Nobre, afirmou que foi contratada uma empresa externa para avaliar os níveis de ruído e que, caso se confirmem problemas, será estudada a relocalização da antena junto do operador.
O autarca acrescentou que não está descartada a possibilidade de recorrer a uma ação popular para proteger os interesses da população.
O autarca socialista acrescentou que está disponível, “no limite, a intentar uma ação popular”.
“Só assim poderemos ter algum efeito prático. Com quanto mais certeza factual, mais sucesso teremos. Tendo factos podem atuar. Seria enganar as pessoas e criar expectativas se dissesse que podia resolver o problema”, frisou.




















