Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Nervos de aço e muito coração levam Viana Taurino Clube à elite do Bilhar

Duarte Lago

19 Maio 2023, 17:21

Acessibilidade

Publicidade

O Viana Taurino / Rei dos Estores, uma das três equipas da secção de bilhar do Viana Taurino Clube, subiu à 1.ª divisão, depois de se ter sagrado campeã nacional da 2.ª divisão na Fase Final que se realizou em Soure, no distrito de Coimbra, e onde estiveram 30 equipas. Um dia depois, conseguiu mais um feito extraordinário ao ganhar também a Taça de Portugal, prova que foi disputada por 32 clubes, entre os quais os melhores da 1.ª e da 2.ª divisão.

Para alcançar os dois títulos, Humberto Coelho, Manuel Gama e Nuno Lopes, naturais de Viana do Castelo, Pedro Fonseca, do Porto, e os alemães Marco Spitzky e Sascha Rath, viveram momentos de autêntico suspense. Nos primeiros jogos, em Soure, o percurso foi iniciado com três vitórias diante da Académica – Restaurante Munich, o DYNAMIC AC, e também o GC Corroios, todas elas por 3-0.

Depois, no quadro final, vitória muito difícil contra a equipa madeirense da GASTROMADEIRA CB, nos Quartos-de-Final. A turma vianense perdia por 1-2 e Manuel Gama estava a ser derrotado por 0-4, no seu jogo na disciplina de Bola 8, mas deu a volta para 7-4 e o Viana Taurino / Rei dos Estores chegou ao 2-2. Foi necessário recorrer às grandes penalidades, que no bilhar consiste em colocar a bola preta no ponto superior do triângulo e a bola branca na zona central da tacada de saída, para que o resultado se alterasse a favor do clube sediado na Praça da República, em Viana do Castelo.

Nas meias-finais, vitória frente à AD Sanjoanense – Poolfiction Bar, por 3-1, e triunfo por 3-0, na final, contra a New Academy. Título nacional e subida à 1.ª divisão, onde só moram as oito melhores equipas nacionais.

Na Taça de Portugal, mais um percurso impressionante. Na 1ª e 2ª eliminatórias, vitórias por 3-0 frente ao SC Braga / Apeadeiro e o GASTROMADEIRA CB, que tanto trabalho tinha dado no jogo da 2.ª divisão. De seguida, nos Quartos-de-Final, triunfo sobre o HOT SHOT, por 3-1. Nas Meias-Finais, o Viana Taurino / Rei dos Estores derrotou o primodivisionário e vice-campeão português Paços de Ferreira, nas grandes penalidades, após empate a 2.

Já na Final, que se esperava muito difícil para a equipa vianense, dado que os horários da prova não foram concretizados por atrasos nos restantes jogos e os jogadores alemães tiveram de apanhar os respetivos voos de regresso a casa, os vianenses Humberto Coelho e Nuno Lopes foram chamados aos “panos verdes”, juntamente com Manuel Gama e Pedro Fonseca.

Apesar das dificuldades, a equipa vianense conseguiu um empate a 2 diante do fortíssimo SC Braga, que joga na 1.ª divisão, e agarrou o tão ambicionado troféu depois de um novo desempate nas grandes penalidades onde todos os atletas do Viana Taurino / Rei dos Estores se exibiram a grande nível.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Camitintas

Publicidade

Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade