Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Norte debate intervenções territoriais integradas no domínio social

Fernando Serrão

19 Setembro 2023, 7:54

Acessibilidade

Publicidade

Fórum para a Inclusão nos Territórios realizou-se esta segunda-feira, em Vila Nova de Cerveira.

Decorreu esta segunda-feira, na Fundação Bienal de Arte de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira, o Fórum para a Inclusão nos Territórios do Norte – uma iniciativa da CCDR-NORTE, I.P., enquanto Autoridade de Gestão do NORTE 2030, com o Ministério da Coesão Territorial, e que envolveu as Entidades Intermunicipais e as entidades responsáveis por estratégias nacionais e planos de ação relevantes na área da inclusão.

Numa fase de operacionalização dos Programas Regionais, este encontro serviu como oportunidade de reflexão e partilha de experiências e boas práticas, que podem ser de grande utilidade no sentido de ultimar a preparação dos planos de ação dos instrumentos territoriais integrados das CIM e da Administração Local, na área do desenvolvimento social.

O Presidente da CCDR-NORTE, I.P., António M. Cunha, sublinhou a importância da prática “da governação multinível, da partilha de informação e de boas práticas entre entidades nacionais, regionais e intermunicipais, para um conhecimento mútuo que maximize a eficácia das políticas em cada território e o seu enquadramento estratégico”.

António M. Cunha fez referência aos “bem-sucedidos” Programas Regionais para a Promoção do Sucesso Escolar do Norte, desenvolvidos no âmbito do NORTE 2020, como “excelentes exemplos de abordagens feitas à escala municipal”, e através dos quais se pode “adotar uma abordagem equiparável na área social, com as devidas adaptações, reforçando as intervenções territoriais de natureza integrada nesta área”.

O Presidente da CCDR-NORTE, I.P. destacou ainda o número alargado de instituições que participou neste encontro e abriu a porta a “subsequentes ações de proximidade, envolvendo municípios e atores com maior nível de proximidade, num processo multinível que se quer descentralizado”, relembrando, por exemplo, “os novos desafios na assunção de competências dos municípios no domínio social”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Auto4You 2

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Decathlon
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Sancho Panza Viana Grill
Rádio Alto Minho - Casa Rocha Tien 21

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade