Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Incêndios: Norte quer investir dois mil milhões de euros na próxima década

Nuno Cerqueira

21 Novembro 2022, 11:30

Acessibilidade

Publicidade

A comissão regional de gestão integrada de fogos rurais do Norte, presidida pela CCDR-NORTE, aprovou o plano de ação da Região Norte com horizonte de aplicação até 2030, enquanto contributo para o “Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais” nacional, aprovado pelo Governo em 2020.

Entre as metas regionais definidas até 2030 estão a diminuição da área ardida acumulada (até 242.340 hectares), a redução do número de ignições em 80 por cento nos dias de elevado risco de incêndio, a gestão efetiva de 700 mil hectares de combustível e o aumento em 8% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da fileira florestal, apoiando mais de 3000 projetos de diversificação e valorização da economia rural e da floresta.

O plano de ação agora aprovado, e que será submetido à comissão nacional, é constituído por 52 projetos de carácter regional, 12 dos quais classificados como projetos-chave, tendo em vista o desígnio de “proteger Portugal dos incêndios rurais graves”, prevendo um investimento total durante a próxima década que ronda os dois mil milhões de euros.

“Este plano é um esforço coletivo de toda a Região, das suas instituições e, muito em particular, das comunidades intermunicipais, cujo contributo é fundamental. É um marco positivo para futuro, que requer compromissos nacionais claros na sua operacionalização e na dotação de meios adequados, nomeadamente para o exercício de competências das entidades intermunicipais e das autarquias”, sublinha o presidente da CCDR-NORTE, António Cunha.

No Norte, a floresta representa 61 por cento de todo o território regional e 68 por cento da área total de baldios em Portugal. O Norte é também responsável por 32 por cento da área classificada como de “excelência ambiental” e em “regime florestal” de todo o país.

Entre 2010 e 2019, o Norte registou mais de 110 mil ocorrências de fogos rurais, representando cerca de 65 por cento do total nacional. Em termos de área ardida, no mesmo período, o Norte foi responsável por 40 por cento do total nacional, com mais de 559 mil hectares.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Quitas Melgaço
Rádio Alto Minho - IPVC

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - HABITUAL
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - SANITOP
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade