Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Nova vacina contra a dengue já disponível em Portugal

Duarte Lago

22 Maio 2023, 14:15

Acessibilidade

Publicidade

A vacina já está disponível nas farmácias mediante prescrição médica, numa altura em que muitos portugueses se preparam para marcar as suas férias em países onde a Dengue é endémica.

Portugal dispõe de uma nova ferramenta para a prevenção da dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos que se encontra entre as dez principais ameaças globais à saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Prevalente em mais de 125 países, o vírus causa 390 milhões de infeções e 500 mil hospitalizações por ano em todo o mundo e é a segunda causa de febre mais frequentemente diagnosticada em viajantes que regressam à Europa de países endémicos, confirma a OMS.

A nova vacina, comercializada pela empresa biofarmacêutica japonesa Takeda, foi aprovada pelo Infarmed em dezembro de 2022, para a prevenção da doença da dengue causada por qualquer serotipo, em pessoas com quatro anos ou mais.

De acordo com o Prof. Filomeno Fortes, diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa (IHMT-NOVA), a chegada desta nova vacina contra a dengue vem trazer esperança na redução da mortalidade provocada por esta doença: “Graças à investigação, temos uma nova ferramenta para que os viajantes, que visitam zonas endémicas, previnam a infeção por Dengue e, consequente, risco de morbilidade e mortalidade e a propagação do vírus pela Europa

Esta vacina demonstrou uma proteção global contra a doença da dengue e hospitalização até quatro anos e meio após a vacinação.

A Takeda aplica a inovação para combater as doenças infeciosas mais desafiantes do mundo, pelo que é um orgulho disponibilizar à população Portuguesa uma nova vacina que proporcionará aos viajantes para áreas endémicas de dengue uma medida preventiva para uma doença que ameaça a saúde dos viajantes. A nossa vacina representa uma mudança de paradigma nas estratégias de prevenção contra esta doença, porque é a primeira vacina eficaz contra a dengue que não requer testes prévios para determinar se existiu exposição prévia ao vírus“, refere Carla Benedito, diretora-geral da Takeda em Portugal.

A vacina já está disponível nas farmácias, mediante prescrição médica, e não é comparticipada pelo sistema nacional de saúde.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho -

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade