Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

O Mundo a Dançar, está quase a chegar ao Alto Minho

Rádio Alto Minho

26 Maio 2023, 17:04

Acessibilidade

Publicidade

O Folkmonção - O Mundo a Dançar, um dos eventos mais aguardados do Alto Minho e vizinha Galiza, está a chegar!

De 29 de julho a 6 de agosto, o público poderá assistir à celebração vibrante e emocionante de tradições folclóricas de todo o mundo, através de uma experiência enriquecedora e imersiva.
O Folkmonção tem como objetivo preservar, promover e celebrar as heranças culturais transmitidas de geração em geração dos quatro cantos do mundo. Durante os dias do festival, o público terá a oportunidade de mergulhar nas tradições e costumes folclóricos de diversas regiões, explorando uma variedade de apresentações artísticas, música e danças típicas.
A 38º Edição do Folkmonção visa promover o respeito e a valorização das tradições culturais, bem como fortalecer o senso de identidade e pertença de todos a uma única comunidade.
Sob o lema “Paz e União entre os Povos”, esta é uma oportunidade para todas as idades se conectarem com as suas raízes, conhecerem outras culturas e apreciarem a riqueza da diversidade cultural presente na sociedade.
A 38º edição deste ano, decorre de 29 de julho a 6 de agosto e contará com a presença de grupos provenientes dos quatro continentes: África do Sul, Argentina, Bolívia, Equador, Geórgia, México, Portugal, Taiti, Ucrânia e Venezuela.

Na edição deste ano atuará mais um país do que os 9 habituais, o que promete elevar a magia vivida dos palcos do FOLKMONÇÃO. Monção, volta a receber a Gala Deu-La-Deu, que assinala o primeiro domingo desta semana de espetáculos, bem como a Gala do Alvarinho/Encerramento (dia 6 de agosto), no Campo da Feira. Um lugar enaltecido belo património histórico do município, as Muralhas, e uma capacidade para 6 mil pessoas sentadas.

Para além disso, os espetáculos irão acontecer na freguesia de Barbeita, em Monção, berço do Festival e ainda em: Arcos de Valdevez, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença e Vila Nova de Cerveira. À semelhança dos anos anteriores, também pode assistir aos espetáculos em Espanha: Salvaterra do Miño e Vilanova de Arousa. A entrada é livre e gratuita em todos os locais. O início dos espetáculos está previsto para as 22h00 em Portugal e 21h30 em Espanha.

Ainda durante esta semana, a feira semanal de Monção, será marcada pelo desfile dos grupos participantes, potenciando uma maior interação com o público que tipicamente assiste pelas ruas deste Município. Este é um momento que tenta aproximar os diferentes povos e culturas através da dança e deslumbrar as pessoas que assistem nas ruas através dos seus trajes característicos, e ritmos animados. A organização deste Evento é da responsabilidade do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação da comissão executiva, à qual se juntam cerca de 120 voluntários.

Este é um festival reconhecido pelo C.I.O.F.F (Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais), que tem vindo a apresentar, ano após ano, um grande sucesso devido à qualidade dos grupos de folclore convidados, bem como pela organização que desenvolve um trabalho inigualável. Assim, o FOLKMONÇÃO – O Mundo a Dançar está de volta para mais uma edição que promete, como sempre, superar expectativas e alegrar as noites quentes de verão da região do Alto Minho e Galiza.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade