EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

O YouTube completa 20 anos em 2025

Rádio Alto Minho

21 Março 2025, 8:52

Acessibilidade

Publicidade

Nos dias de hoje, ver um vídeo ou até mesmo publicá-lo na internet tornaram-se ações extremamente normais e simples. No entanto, nem sempre assim foi! Grande parte da facilidade que existe atualmente deve-se ao YouTube. Em 2025, a maior plataforma de vídeos completa 20 anos de existência.

Se anteriormente o site era visto apenas como uma plataforma de entretenimento e diversão, hoje ele é encarado como uma fonte de rendimento para muitas pessoas. No YouTube, é possível encontrar conteúdos sobre os mais diversos assuntos, para todas as idades.

Os números mais recentes indicam que, em maio de 2024, Portugal tinha mais de 1,2 milhões de utilizadores na faixa etária dos 18 aos 29 anos registados com login. Vale a pena sublinhar que o País conta com aproximadamente 10,6 milhões de habitantes.

Fonte: Pexels

Hoje em dia, não faltam opções de entretenimento na rede mundial de computadores. O YouTube, além de competir com as redes sociais, também entra em luta direta com serviços de streaming de áudio e vídeo, jogos e plataformas de casino. Neste tipo de site podemos encontrar hospedados uma grande diversidade de jogos, incluindo, por exemplo, a roleta online. Há pessoas que jogam contra outros jogadores, em direto, tendo uma experiência mais imersiva.

O Futuro do YouTube

No início de fevereiro de 2025, o CEO Neal Mohan divulgou uma carta dirigida à comunidade da plataforma de vídeos. No comunicado, ele enfatizou que, atualmente, o YouTube está integrado no ecossistema dos média e entretenimento global.

Neal também fez questão de destacar que os criadores de conteúdos hospedados na plataforma são uma espécie de “novas startups de Hollywood”.

Para melhorar o funcionamento da plataforma, o CEO informou que a empresa fez investimentos na área de inteligência artificial (IA). De acordo com Neal Mohan, este recurso permite a dobragem automática dos conteúdos transmitidos no ecrã, em tempo real.

Com a ferramenta de dobragem, a tendência é que as fronteiras diminuam cada vez mais, e os conteúdos publicados no YouTube se tornem ainda mais globais, não restritos a um idioma ou região específica do planeta.

A alta competitividade entre as plataformas e o surgimento de novidades, impulsionam a inovação tecnológica e fazem o mercado evoluir. O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest e publicado em novembro de 2024, revelou que 66,2% das pessoas preferem utilizar atualmente o Instagram para ver vídeos, enquanto 66,1% ainda se mantêm fiéis ao YouTube.

Fonte: Pexels

Temos um craque em campo

Em agosto do ano passado, Cristiano Ronaldo foi mais uma das personalidades que entrou no mundo dos vídeos do YouTube, mostrando outra faceta da sua carreira, além de ser jogador de futebol, modelo e empresário. Ele lançou o canal “UR Cristiano”, onde partilha pormenores da sua rotina e também entrevista pessoas.

Nas primeiras horas em que o perfil de CR7 esteve ativo, o canal recebeu mais de 985 mil seguidores. Para o YouTube, é importante ter figuras como a de Ronaldo a produzir conteúdos. Isso atrai mais espetadores e gera ainda mais interações.

Este tipo de movimento tem se tornado numa grande tendência mundial. O argentino Lionel Messi é outro futebolista que possui uma conta ativa na plataforma de vídeos.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade