Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Óleos ácidos em nova descarga no ribeiro Radivau em São Romão do Neiva

Rádio Alto Minho

22 Abril 2022, 16:29

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Junta de Freguesia de São Romão do Neiva denunciou hoje nova descarga poluente no ribeiro de Radivai, em São Romão do Neiva, freguesia do concelho de Viana do Castelo.

Segundo Manuel Salgueiro, o caso foi detetado pelas 10h30.

“Uma descarga de óleos ácidos e gasóleo no ribeiro de Radivau, junto à zona industrial de Neiva, que queimou a vegetação na envolvente. A descarga deve ser de oficinas, porque cheira a gasóleo e óleo. A descarga continha vestígios de óleos ácidos e gasóleo. A vegetação lateral do ribeiro ficou queimada”, afirmou Manuel Salgueiro e que esta rádio documentou em fotografias.

O autarca independente alertou o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Viana do Castelo.

“Colheram amostras, mas não têm meios para detetar o infrator. Para encontrar a origem destas descargas tem de ser com uma equipa especializada e com um robô. Está a ser organizada essa perícia”, adiantou Manuel Salgueiro.

A Lusa enviou hoje, por escrito, um pedido de esclarecimento à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas ainda não obteve resposta.

Questionada pela Lusa, a vereadora do Ambiente da Câmara de Viana do Castelo, Fabíola Oliveira, manifestou-se “preocupada” e adiantou “que a APA já foi informada e que os serviços técnicos foram ao local”.

“A APA já tem conhecimento”, sublinhou a responsável.

Na quinta-feira, o autarca de São Romão do Neiva detetou outra descarga, às 16h40, tendo alertado as autoridades. Na altura, a Lusa enviou, também por escrito, um pedido de esclarecimento, mas ainda sem resposta.

Na semana passada, aquando de uma anterior descarga, a APA disse estar a investigar a origem das “rejeições de águas residuais” naquele ribeiro através de diligências da Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Norte, em articulação com o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Viana Do Castelo.

“Das diligências já realizadas pelo NPA da GNR, anteriormente e hoje, verifica-se que as descargas ocorrem através de condutas de águas pluviais e numa linha de água que se encontra entubada ao longo da referida zona industrial, o que dificulta as ações em curso para identificação da sua origem”, sustentou, na altura, a agência tutelada pelo Ministério do Ambiente.

A APA “prevê a realização de novas ações, em articulação com o NPA da GNR e outras entidades locais, com recurso a meios especializados que permitam a realização das diligências de forma mais eficiente”.

Desde janeiro, detetadas pelo presidente da Junta de São Romão do Neiva somam-se seis descargas poluentes no ribeiro Radivau, que desagua no rio Neiva, entre Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, e, Antas, no concelho de Esposende, distrito de Braga, e que no verão é “muito utilizado” para a prática balnear.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade