EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Ossadas de Frei Bartolomeu dos Mártires roubadas da igreja de São Domingos

Rádio Alto Minho

12 Junho 2019, 10:31

Acessibilidade

Publicidade

Depois de uma tentativa de furto, na segunda-feira, feriado nacional, a Igreja de São Domingos voltou, ontem, a ser assaltada. Desta vez foi roubado o relicário com restos mortais de Frei Bartolomeu dos Mártires.

A PSP de Viana do Castelo foi chamada ao local, na terça-feira, pelas 16:30, mas a investigação, por envolver uma peça de arte sacra, passou para a alçada da Polícia Judiciária de Braga.

Para o pároco da Igreja de São Domingos,  Vasco Gonçalves, o relicário roubado, em metal dourado, “não tem grande valor comercial, mas o que continha no seu interior, a ossada de Frei Bartolomeu dos Mártires, é de valor incalculável”.

“É incalculável pela devoção profunda das gentes da ribeira e da cidade de Viana do Castelo. Frei Bartolomeu dos Mártires é uma referência. Foi como se nos roubassem um bocado de nós próprios”, lamentou.

Na segunda-feira, a imagem de Nossa Senhora das Dores, “muito antiga”, ficou “danificada” na sequência da tentativa de assalto à mesma igreja de São Domingos.

O secretário do cartório da igreja de São Domingos, Ricardo Oliveira, adiantou que o roubo do relicário terá ocorrido, na terça-feira, entre as 15:00 e as 16:00.

“Se a tentativa de assalto de segunda-feira foi grave, este roubo é gravíssimo, não pelo valor da peça de metal dourado, mas pelo valor histórico e religioso que contém”, destacou.

Em 2016, o Papa Francisco autorizou a canonização do beato Bartolomeu dos Mártires sem a atribuição de um milagre, processo que ainda não culminou.

Bartolomeu dos Mártires foi declarado venerável, a 23 de março de 1845, pelo Papa Gregório XVI e beato, a 04 de novembro de 2001, por João Paulo II.

O beato nasceu em Lisboa, em maio de 1514, e entrou na Ordem Dominicana em 11 de novembro de 1528, tendo sido eleito arcebispo de Braga em 1559. Morreu em Viana do Castelo a 16 de julho de 1590.

Em Viana do Castelo ficou conhecido por ter mandado construir o Convento de Santa Cruz – depois designado de São Domingos, tal como a igreja contígua -, mas sobretudo pela sua dedicação aos pobres. Renunciou como arcebispo em 23 de fevereiro de 1582 e recolheu-se no convento que mandou construir em Viana do Castelo, onde morreu a 16 de julho de 1590.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Festa do Mel (noticias)

Publicidade

Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)
Rádio Alto Minho - Nobre Movel

Siga-nos

Comentários

Publicidade