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Porto de Leixões mantém ritmo de movimento de mercadorias no 1.º semestre

Rádio Alto Minho

03 Agosto 2022, 16:51

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O porto de Leixões, em Matosinhos, movimentou 7,5 milhões de toneladas de mercadorias no primeiro semestre, tal como no mesmo período do ano passado, tendo aumentado as descargas e diminuído as cargas, segundo os dados oficiais.

De acordo com os números disponibilizados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), a estrutura sediada no distrito do Porto movimentou 7,5 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano, tal como em igual período do ano passado.

A variação entre os dois semestres não chega a ser de 1%, pois se em 2021 tinham sido movimentadas 7,54 milhões de toneladas de mercadorias, este ano o número baixou ligeiramente para 7,52 milhões.

No entanto, há diferenças mais significativas quanto às cargas e descargas, já que as primeiras diminuíram 14% e as segundas aumentaram 10%.

Assim, a carga efetuada no porto de Leixões baixou de 3,13 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2021 para 2,68 milhões no mesmo período de 2022, e a descarga subiu de 4,40 milhões de toneladas para 4,84 milhões, na comparação dos dois semestres.

Quanto ao tipo de mercadoria movimentada, o maior destaque vai para a descida de 23% nos granéis líquidos, que passou de 1,54 milhões de toneladas nos primeiros seis meses de 2021 para 1,19 milhões no mesmo período deste ano.

Já os granéis sólidos subiram 17%, passando de 1,16 milhões de toneladas para 1,36 milhões entre o primeiro semestre de 2021 e 2022.

Na carga geral, excluindo granéis, registou-se uma subida de 3%, de 4,84 milhões de toneladas para 4,98 milhões (descida de 7% na carga fracionada e 1% no ‘ro-ro’ [carga rolante, como veículos], e subida de 5% nos contentores).

Os números do primeiro semestre representam 49,5% da mercadoria movimentada em 2021, ano que fechou nos 15,1 milhões de toneladas movimentadas, menos 11% que a movimentada em 2020 (17 milhões).

No primeiro semestre, o porto de Leixões continuou ainda a liderar em todo o noroeste peninsular, já que os 7,5 milhões de toneladas movimentadas superam os 6,3 milhões do porto da Corunha, na Galiza.

Também naquela região de Espanha, superou os 5,8 milhões de Ferrol – São Cibrão, 2,3 milhões de Vigo, 1 milhão de Marín – Ria de Pontevedra e 775 mil de Vilagarcia de Arousa.

 

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