EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Presidente da República aceita demissão de António Costa

Duarte Lago

07 Novembro 2023, 15:15

Acessibilidade

Publicidade

Marcelo Rebelo de Sousa já aceitou o pedido de demissão de António Costa, comunicado oficialmente ao início de tarde desta terça-feira.

Na sequência do pedido de demissão do Primeiro-Ministro, que aceitou, o Presidente da República decidiu convocar os Partidos Políticos representados na Assembleia da República para amanhã, quarta-feira, dia 8 de novembro e convocar o Conselho de Estado, ao abrigo do artigo 145.º, alínea a) e da alínea e), segunda parte, para se reunir depois de amanhã, quinta-feira, 9 de novembro, pelas 15h00, no Palácio de Belém“, lê-se numa nota divulgada na página oficial da Presidência.

O Presidente da República falará ao País imediatamente a seguir à reunião do Conselho de Estado“, acrescenta.

Proposta do Orçamento do Estado 2024 fica sem efeito

A proposta do Orçamento do Estado para o ano de 2024 cai com a demissão de António Costa, segundo está previsto no número 6 do Artigo 167.º da Constituição da República Portuguesa.

O primeiro-ministro confirmou a demissão ao início de tarde desta terça-feira, depois de uma série de buscas feitas em vários gabinetes do Governo e que culminaram – para já – na detenção de cinco pessoas, entre as quais Vítor Escária, seu chefe de gabinete.

A decisão quanto à demissão está nas mãos do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que já a aceitou, assim como a antecipação das eleições legislativas.

António Costa já confirmou que não se vai recandidatar e que termina aqui a sua vida como primeiro-ministro. Garantiu, ainda assim, que está de consciência tranquila e disponível para colaborar com a justiça.

De referir que António Costa, que assumiu o cargo em 2015 e foi reeleito em 2019 e em 2022, foi alvo de um inquérito autónomo, conduzido pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade