Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga já são Património Cultural Imaterial

Rádio Alto Minho

04 Maio 2022, 14:13

Acessibilidade

Publicidade

A Quaresma e as Solenidades da Semana Santa de Braga foram inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo anúncio hoje publicado em Diário da República.

O anúncio, assinado pela subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, dá conta que a Quaresma e as Solenidades da Semana Santa de Braga estão, por despacho de 12 de abril, inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Segundo o texto, as tradições de Quaresma e da Semana Santa bracarenses respondem a critérios como a “importância da manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade” em que aquelas tradições tiveram origem e são praticadas “traduzidas em práticas transmitidas intergeracionalmente, com recurso privilegiado à oralidade e à observação e participação direta”.

A inscrição no Inventário Nacional é a única forma de proteção legal do património cultural imaterial e está para o património cultural imaterial como a “classificação” está para os bens móveis e imóveis.

A submissão da proposta de inscrição da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga foi efetuada em janeiro de 2016, mas a sua análise ficou suspensa durante alguns anos, devido a “limitações” da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Segundo o município, a análise foi retomada no início de 2021.

A entidade proponente da inscrição no Inventário Nacional foi a Câmara de Braga, tendo contado com a participação da Delegação para o Turismo Religioso da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte e também da Comissão da Quaresma e das Solenidades da Semana Santa de Braga, através das entidades que integram a mesma comissão.

A Quaresma e as Solenidades da Semana Santa de Braga são uma manifestação cíclica que decorre entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Mais Optica
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - HABITUAL
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Flor de Sal – 02 mai a 29 mai
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - AUTO QF

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade