EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Quatro clubes do Alto Minho recebem 112 mil euros para reabilitação de instalações desportivas

Rádio Alto Minho

05 Junho 2019, 8:04

Acessibilidade

Publicidade

São quatro os clubes do distrito de Viana do Castelo que vão receber um apoio de 112 mil euros para renovar as instalações desportivos ao abrigo da edição 2019 PRID 2019.

O  Sport Clube Vianense é o que consegue um financiamento mais elevado, cerca de 40 mil euros para a beneficiação dos vestiários/balneários do Estádio Dr. José de Matos.

A Academia de Futebol de Ponte de Lima, que vai receber um apoio de 20 mil euros para a requalificação do relvado sintético e vedações do polidesportivo da Correlhã,´segundo-se, em Arcos de Valdevez, a reconstrução e ampliação do Centro Recreativo e Cultural de Távora Santa Maria, com 34 mil euros.

O Sporting Clube Courense vai reabilitar os balneários e os sistemas de iluminação do campo de jogos com um apoio de 33.700 euros e o Desportivo de Monção viu ser-lhe atribuído um apoio de 25 mil euros para a renovação do Estádio Manuel Lima.

O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), vai disponibilizar, em 2019 dois milhões de euros para a reabilitação de instalações desportivas.

O Governo disponibiliza para o efeito cerca de 2 milhões de euros, que poderão ser majorados, num investimento global de 7,5 milhões de euros.

O Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas foi lançado pelo Governo, dada a inexistência de planos e fontes de financiamento destinadas à requalificação de infraestruturas desportivas, bem como a inexistência de fundos comunitários aos quais clubes e associações se possam candidatar, no atual quadro.

As despesas elegíveis no âmbito do PRID abrangem intervenções diversificadas relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes.

As três edições do PRID envolveram a reabilitação de cerca de três centenas de infraestruturas desportivas, num investimento global de 13,5 milhões de euros, financiando o Governo, através do IPDJ, mais de 4,5 milhões de euros

O PRID visa promover a modernização e a reabilitação do parque desportivo dos clubes e associações de Portugal continental, que colocam os seus equipamentos ao serviço das populações.

Segundo números do Ministério da Educação e do Desporto, nos dois primeiros anos do programa, 172 associações e clubes usufruíram de um investimento do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude] de 2,5 milhões de euros, sendo um milhão no primeiro e 1,5 milhões no segundo.

O investimento global no PRID nos dois primeiros anos foi de 6,5 milhões de euros, dos quais 2,5 milhões de euros foram comparticipados pelo IPDJ.

As organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, são estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência, disponibilizando atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural.

As candidaturas ao programa, executado pelo IPDJ, decorreram entre janeiro e fevereiro de 2019.

As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas relacionadas com renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes, designadamente ao nível de pavimentos, coberturas e paredes, balneários, instalações sanitárias, equipamentos de gás, água e eletricidade e vedações.

São igualmente elegíveis obras para melhorar a acessibilidade de indivíduos com mobilidade reduzida, substituição de elementos construtivos que contenham poeiras e fibras de amianto e todas as que venham a ser consideradas pertinentes ao desenvolvimento da atividade desportivas da entidade candidata.

Publicidade

Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Lusomotor (noticias individual)
Rádio Alto Minho - Lusitânea Seguros (NOTICIAS)
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Araujo
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 02)
Rádio Alto Minho - Reabilitar (noticias lateral 01)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Taqi

Siga-nos

Comentários

Publicidade