Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Quatro novas lanchas rápidas entregues à GNR em Viana do Castelo

Rui Mesquita

20 Março 2024, 14:15

Acessibilidade

Publicidade

As quatro novas embarcações rápidas insubmersíveis, entregues esta manhã à GNR em Viana do Castelo, vão garantir o controlo,  supervisão e regulação da fronteira marítima.

De acordo com o Ministro da Administração Interna, as lanchas rápidas, orçadas em mais de três milhões de euros, vão atuar, sobretudo, no “combate ao tráfico de droga, crimes ambientais e imigração ilegal”.

“São (embarcações) muito importantes para a segurança do país”, enalteceu José Luís Carneiro, em declarações aos jornalistas, esta manhã, no final da cerimónia de entrega dos barcos à GNR.

“Este número é muito relevante e talvez não tenha sido ainda tornado público. Nós até esta reforma da arquitetura da segurança interna, apenas tínhamos capacidades para regular de forma segura 60 por cento da nossa fronteira marítima. Com o contributo da GNR, nós temos capacidade para regular, fiscalizar, supervisionar e manter segura, toda a nossa fronteira marítima”, referiu o governante.

Com 13 metros de comprimento e 3,65 metros de boca e equipadas com três motores de 300 cavalos (cv), as embarcações produzidas pela empresa  Navallethes, de Viana do Castelo, vão operar zona Norte, Lisboa, Algarve e Açores.

“É uma embarcação muito boa para as características que tem. A construção dela, semi-rígida, permite segurança em altas velocidades”, descreveu aos jornalistas o Sargento Chefe Dias, patrão de uma das lanchas.

A cerimónia de entrega dos “Coast Patrol Boats” decorreu, esta manhã, no pontão exterior da marina de Viana do Castelo e contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, do comandante-geral da GNR, Rui Veloso e  do presidente da Câmara, Luís Nobre.

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade