No Largo da Estação de Valença começará uma cavalgata que percorrerá os 3,5 quilómetros de percurso até ao Paseo da Corredoira, em Tui.
“Esta é a única cavalgata internacional de reis entre dois países e voltará a encher de ilusão os milhares de pessoas que costumam acompanhar o percurso”, dá nota a Câmara Municipal de Valença.
Melchior, Gaspar e Baltasar viajarão em três carroças, seguidos de uma colorida comitiva que incluirá música a cargo da Rondalla O Mosteiro de Pexegueiro e das charangas Cantos e A Tu Ritmo.
A cavalgata contará, também, com a presença de carroças das associações Arume de Malvas, Aloia de Pazos de Reis e Xuntanza de Randufe.
No final do percurso os Reis Magos vão receber todas as crianças que desejem saudar os reis magos, no novo espaço sociocultural da rua Camilo José Cela. Como novidade, este ano decorrerá, também, uma receção previa no mesmo lugar no domingo de manhã entre as 09:30 e as 11:30 (PT).
Está programada também a visita de Melchior, Gaspar e Baltasar aos utentes dos centros de dia de Tui e Valença. Sexta-feira, 3 de janeiro, a partir das 09:45 (PT) a visita será na Residência Paz e Ben, no Centro de Dia Amoralia e na Residência San Telmo. De tarde, a partir das 15:00 (PT) decorrerá em Valença, na IPSS da Cruz Vermelha, na Santa Casa da Misericórdia e no Centro de Dia de Valença.
A Cavalgata Internacional de Reis é uma iniciativa da Eurocidade Tui-Valença e conta com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, da A.H. Bombeiros Voluntários de Valença, Proteção Civil de Valença e de Tui, Policía Local de Tui, o Grupo Scout Alhoia e a Rádio Municipal de Tui.