Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Ruturas de ‘stock’ de medicamentos ocorrem em 73% dos hospitais do SNS

Rui Mesquita

17 Novembro 2023, 9:27

Acessibilidade

Publicidade

As ruturas de 'stock' de medicamentos ocorrem regularmente em 73% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, sendo que 32% são afetados por falhas mensais, 23% semanais e 18% diárias, revela um estudo hoje divulgado.

Segundo o Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar 2023, promovido pela Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), 77% dos hospitais consideram as roturas um problema grave, dos quais 27% consideram que o problema afeta apenas os genéricos.

Segundo o estudo, que é divulgado hoje no Fórum do Medicamento, em Lisboa, 68% das instituições hospitalares inquiridas possui um registo de ocorrências de ruturas, mas só em 50% são registadas as soluções encontradas para as mitigar.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da APAH, Xavier Barreto, adiantou que as ruturas e a utilização de medicamentos baseada em resultados são “as duas dimensões menos positivas” que contribuem para o resultado do Index Global de Acesso ao Medicamento relativo a 2022 situado em 58% quando em 2020 era de 66% e de 77% em 2018.

Os hospitais relatam falhas que têm que ser colmatadas através de empréstimos com outros hospitais do SNS ou utilizando outros fármacos, alternativas terapêuticas, para os doentes, uma situação que obriga “a uma sobrecarga de trabalho para as farmácias hospitalares”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Camitintas

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade