Salvador Sobral apresenta concerto inédito em Valença
17 Julho 2024, 9:15
A 12.ª edição do IKFEM Festival Tui-Valença arranca esta quarta-feira, dia 17 de julho, e apresenta espetáculos únicos até domingo, 21.
Salvador Sobral & Marco Mezquida, María Hinojosa & Trío Preseli, Jorge Palma & Orquestra Sinfónica Eurorregião, Chano Domíguez & Mário Laginha, e o Coro da Orquestra Sinfónica de Galicia, convidam para concertos únicos que cruzam a cultura e a mestria dos músicos portugueses e espanhóis, sem esquecer a história e o património.
Ao longo de cinco dias, as Cortinas de São Francisco na Fortaleza de Valença, a Igreja de São Domingo e a Alameda de Santo Domingo, em Tui, vão ser palco de apresentações exclusivas dos melhores representantes da cultura ibérica da atualidade, do jazz à pop, da sinfónica à tradicional.
A programação do IKFEM conta ainda com uma Mostra Criativa e Enogastronómica que irá fechar a Ponte Internacional Valença-Tui, no sábado, dia 20, entre as 11h30 e as 21h30. Ao longo dos cerca de 400 metros da ponte estarão 30 stands de gastronomia e artesanato representativos do melhor de Portugal e Espanha, produtos de excelência para degustar e comprar.
Destaque para a exposição de máscaras, um dos elementos culturais e etnográficos mais usados desde os tempos antigos, exemplo de arte popular que tem em Ourense a sua expressão máxima.
Haverá ainda lugar a showcookings com o chef Óscar Geadas, proprietário do restaurante G Pousada, Estrella Michelin desde 2019 e jurado de MasterChef Junior (RTP), às 17h00; e com a chef Begoña Vázquez, proprietária do restaurante Regueiro da Cova, melhor cozinheira galega de 2024 para o Fórum Gastronómico, às 12h00.
A animação musical está a cargo de seis artistas de ambas as margens, numa parceria do IKFEM Festival Tui-Valença com a AIE (entidade espanhola de Gestão dos Artistas Intérpretes ou Executantes de Música) e a Associação Portuguesa D’Orfeu.
A representar Portugal estarão Sara Cruz, cantora e compositora com influências folk-pop; Anna Setton, cantautora e violinista brasileira, residente em Lisboa, que combina jazz com bossa nova; e María Café, do alto dos montes de Amiais às ondas do mar das praias de Ílhavo, com música pop. Do lado espanhol, Magalí Datzira, contrabaixista, cantora e compositora de Barcelona, com influências jazz, funk e pop electrónico; Javier Idoipe com o seu acórdeão, o piano e a guitarra, acompanhados pela electrónica; e o guitarrista flamenco, Marcos de Silva.
Duas cidades, três línguas e dois povos, unidos por um rio
O IKFEM Festival arranca, esta quarta-feira, com um concerto inédito de Salvador Sobral com Marco Mezquida, “Cosa de dois”, nas Cortinas de São Francisco, na Fortaleza de Valença. Quinta, dia 18 de julho, o trio composto pela soprano María Hinojosa Montenegro, o trompetista Simon Lewis e o pianista Daniel revisita a história da Galiza, Portugal e o País de Gales Pereira em “Conexões Atlânticas”, na Igreja de São Domingo, em Tui. Segue-se, a 19, o espetáculo “70 Voltas ao Sol”, de Jorge Palma com a Orquestra Sinfónica da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal – composta por músicos dos 26 municípios que rodeiam o Rio Minho –, que vai interpretar os temas mais emblemáticos do músico e compositor português, com arranjos de Filipe Melo e Filipe Raposo, sob direção musical de Cesário Costa, nas Cortinas de São Francisco, na Fortaleza de Valença. Este concerto conta com o apoio do Conselho Provincial de Pontevedra, do Departamento de Educação da Xunta, Ciência, Universidades e Formação Profissional da Xunta da Galiza, da Comissão da Academia de Música de Fortaleza de Valença e do Conservatório Profissional de Música de Tui. Confirmada está a presença da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, a quem se vai juntar o presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, e o seu homólogo de Tui, Enrique Cabaleiro.
No sábado, dia 20, depois da Mostra Criativa na Ponte Internacional, os pianistas Chano Domínguez & Mário Laginha, ícones da geração mais internacional do jazz ibérico, vão dialogar a quatro mãos na Alameda de Santo Domingo, em Tui, no espetáculo “Puro Jazz Ibérico”. A fechar a 12.ª edição do IKFEM Festival, dia 21, “Cantos Hispano-Lusos”, do Coro da Orquestra Sinfónica da Galicia com o organista Adrián Regueiro e sob direção de Javier Fajardo, na Igreja de São Domingo, em Tui.