Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Semana Académica teve ação de sensibilização para o consumo responsável de álcool

Duarte Lago

26 Maio 2023, 14:20

Acessibilidade

Publicidade

O "Beba Com Cabeça", programa de consumo responsável de álcool da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), esteve na Semana Académica de Viana do Castelo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) a incentivar os jovens a beberem álcool de forma inteligente e moderada.

Com um balcão instalado no recinto deste que é o evento académico com maior dimensão de Viana do Castelo, o programa “Beba Com Cabeça” interagiu com os estudantes numa lógica de proximidade, divulgando mensagens e dicas para um consumo responsável de álcool. Os jovens foram desafiados a participar num quiz online que fornece informações sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, incluindo efeitos do álcool no corpo, recomendações de consumo, mitos, entre outras. O quiz pode ser experimentado aqui.

No âmbito desta ação, o programa sorteou quatro vouchers de equipa para um jogo de padel em parceria com o High Padel Center Viana, e distribuiu snacks Fruut, incentivando assim a um estilo de vida saudável e aconselhando a conjugar a ingestão de água e alimentos com o consumo de bebidas alcoólicas. Ofereceu ainda diversos brindes, como tote-bags e bases para copos do programa “Beba Com Cabeça”.

A presença deste programa na Semana Académica de Viana do Castelo, um contexto associado ao consumo excessivo de álcool, tem como objetivo diminuir os riscos, apelando à ingestão de bebidas alcoólicas de forma responsável, e, ao mesmo tempo, interagir com os estudantes de forma informal, dinâmica e sobretudo informativa. Tivemos também o cuidado de sensibilizar os operadores e funcionários de bares acerca da venda responsável de bebidas alcoólicas, contribuindo assim para a garantia da segurança e da saúde de todos os que participam neste evento“, realçou João Vargas, Secretário-Geral da ANEBE.

Este trabalho de prevenção e sensibilização através de uma interação num contexto informal será replicado nas restantes ações previstas no âmbito deste programa da ANEBE, que em 2022 alcançou mais de 25 mil pessoas nas suas ações realizadas nos festivais de verão, em parceria com a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (DICAD-ARSLVT).

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade