Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Simulacro de colisão entre Canadair e Santa Rita de Cássia faz dois feridos graves

Rádio Alto Minho

15 Março 2019, 16:34

Acessibilidade

Publicidade

O simulacro de uma colisão entre um canadair e o ‘ferryboat' Santa Rita de Cássia, no rio Minho, em Caminha, provocou hoje oito feridos entre as 22 pessoas que seguiam a bordo, 16 passageiros e seis tripulantes . Entre os feridos, dois foram classificados como graves, sendo um resgatado por uma embarcação da Polícia Marítima de Caminha e, o outro evacuado, por um helicóptero espanhol para o hospital.

O exercício simulou a colisão de um Canadair espanhol, envolvido em operações de combate a fogos florestais, que se preparava para recolher água no rio internacional, e o ‘ferryboat’ que assegura a ligação fluvial entre a vila portuguesa e a localidade galega de La Guardia.

O simulacro foi realizado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo e pela Capitania do Porto de Caminha e contou com a participação da Comandância Naval do Minho e a Agência Galega de Emergências (AXEGA).

No total, estiveram envolvidos 107  operacionais portugueses e espanhóis, de 16 entidades com responsabilidade em matérias de proteção civil, busca e salvamento em águas de jurisdição marítima.

No final, em declarações aos jornalistas, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima de Caminha, Pedro Costa,  fez um balanço “muito positivo” do exercício por permitir a “partilha de experiências entre entidades portuguesas e galegas”.”

“Correu tudo em segurança, ninguém se magoou. Temos de fazer mais exercícios destes”, disse Pedro Costa.

Pedro Costa explicou que após a colisão “o ferryboat ficou sem propulsão, no meio do rio, tendo sido necessário retirar os passageiros da embarcação, resgatar os náufragos”.

“O INEM prestou assistência aos feridos, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) identificou os passageiros estrangeiros, a Segurança Social, articulada com a Proteção Civil de Caminha, assegurou o apoio psicológico. A Polícia Marítima e a Armada espanhola trataram da segurança e salvamento com motas de água, equipas de mergulho, embarcações, entre outros meios”, explicou.

O Comandante Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, Marco Domingues,  disse que o exercício foi um sucesso e que após o treino será feito o “trabalho de casa” para avaliar as questões que “correram bem ou menos bem”.

O comandante operacional nacional de Proteção Civil, Brigadeiro General Duarte da Costa, destacou que entre as “várias finalidades” do exercício, que classificou de “muito positivo”  estava a possibilidade de proporcionar “o treino dos operacionais, a cooperação entre esses operacionais, retirar benefícios das relações bilaterais entre Portugal e Espanha e fazer passar uma mensagem  de credibilidade do sistema de segurança às populações dos dois lados do rio Minho”.

O presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, disse que o teste permitiu preparar  situações de emergências,  articulando esforços portugueses e espanhóis.

“Hoje demos mais passo para que, se acontecer uma tragédia,  estarmos mais preparados”, disse.

Miguel Alves lembrou que o ferryboat, propriedade da Câmara de Caminha, já transportou, desde 2015,  420 mil pessoas dos dois lados do rio Minho.

“Em 2018, 90 mil pessoas fizeram esta travessia. Pode acontecer a qualquer momento uma tragédia e, nós temos de estar preparados para reagir bem e de forma coordenada a essa tragédia”, afirmou o autarca socialista.

Durante o exercício será acionado o ARIEM-112 que dispõe de uma plataforma informática, através da qual são feitos os pedidos de ajuda internacional e acionados os meios inseridos nessa plataforma. O serviço está ainda dotado de um sistema de videoconferência que permite interligar os parceiros das três regiões.

FOTOS:  KEYFRAME

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade