Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Sofia é de Viana e está há seis meses à espera de receber o prémio nacional “Jovens Criadores”

Rádio Alto Minho

26 Maio 2022, 16:01

Acessibilidade

Publicidade

Sofia Calvete, 24 anos de idade, é natural de Viana do Castelo e venceu ha seis meses o um dos prémios "Nacional Jovens Criadores 2021". O problema é que ainda não recebeu o valor pecuniário do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

O problema é transversal aos restantes vencedores e dizem que é “vergonhoso” e que se sentem “enganados”.

Já fonte oficial do Instituto Português do Desporto e Juventude informou que está “a decorrer a ação administrativa para concluir o processo de transferência do valor pecuniário dos prémios relativos aos vencedores do Concurso Nacional de Jovens Criadores 2021″.

“É a estimativa do IPDJ que a situação fique completamente regularizada no prazo de duas semanas”, acrescenta a mesma fonte.

Sofia Calvete, que está a trabalhar no Porto, venceu o Prémio Nacional Jovens Criadores 2021 na categoria de fotografia, e revelou que, até ao momento, não recebeu qualquer prémio, que foi anunciado em novembro de 2021.

“Tenho a certeza que vou receber o prémio, porque o IPDJ e a Fundação da Juventude não podem anunciar um prémio e depois não o entregar, mas os jovens portugueses são negligenciados. Não me espanta este atraso vergonhoso. O IPDJ e a Fundação da Juventude estão a empatar e a atirar responsabilidades uns para os outros”, disse.

A presidente executiva da Fundação da Juventude, Carla Mouro, explicou que o concurso aconteceu em finais de novembro e que, na altura, foram anunciados os vencedores. Depois foi dito aos vencedores que iriam receber os valores.

“Como o Governo caiu e o orçamento não foi aprovado, informámos os jovens sobre esse atraso”, acrescentou Carla Mouro.

Ainda segundo Carla Mouro, foi decidido que seria o IPDJ a ficar com a responsabilidade de proceder ao pagamento diretamente aos jovens, sem que a Fundação da Juventude tivesse de interceder.

“Nunca houve falta de informação aos jovens da parte da Fundação da Juventude, que inclusivamente informou em abril transato que seria o IPDJ a entregar os prémios”, acrescentou Carla Mouro.

O concurso estatal existe há mais de 30 anos e dá oportunidade a jovens criadores em 15 áreas artísticas. Joana Vasconcelos, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Maria Gambina são alguns dos antigos premiados das anteriores edições, descreve Carla Mouro.

Em declarações por escrito enviadas à Lusa, fonte oficial do Instituto Português do Desporto e Juventude informou que está “a decorrer a ação administrativa para concluir o processo de transferência do valor pecuniário dos prémios relativos aos vencedores do Concurso Nacional de Jovens Criadores 2021.

“É a estimativa do IPDJ que a situação fique completamente regularizada no prazo de duas semanas”, acrescenta a mesma fonte.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade