O Surf Clube de Viana (SCV) celebra hoje, 25 de janeiro, 36 anos de história "consolidada como referência no surf nacional e internacional".
”Ao longo destas mais de três décadas, o SCV tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento da modalidade e da inovação”, refere o SCV em comunicado.
“Desde a sua fundação, o SCV tem-se empenhado na formação de jovens atletas, oferecendo programas para todos”, lê-se.
A associação vianense “é pioneira no ensino do surf, contando já com um programa estruturado, que começa na escola primária e se estende ao ensino superior, com foco no desenvolvimento pessoal, formação desportiva e alta performance”.
Um dos marcos na história do SCV é o seu compromisso com a inclusão, por essa razão, concebeu o programa “Blue Gym”, dedicado aos maiores de 65 anos, com sessões bi-semanais, para promover a socialização e a saúde através da prática de surfing, provando que o desporto, mesmo o mais radical, em segurança, não tem idade.
Como parte da história nacional, o SCV foi a primeira escola de surf e bodyboard, bem como o berço da formação dos primeiros juízes e treinadores da modalidade.
Além disso, o SCV foi responsável pela realização dos primeiros eventos internacionais em Portugal: a EPSA e a ASP e ainda pelo início do Tour Mundial de Bodyboard – eventos que marcaram uma era no desenvolvimento do surfing em território nacional.
Com um currículo desportivo recheado de títulos nacionais, europeus e mundiais, o SCV tem apresentado a consistência, sem dúvida, de um verdadeiro “pico” de campeões.
Mas o Surf Clube de Viana não se basta com o desporto. A inovação e a sustentabilidade ambiental também é uma das suas bandeiras. Com a implementação de práticas ecológicas no quotidiano, alcançou a certificação STOKE – a entidade internacional que reconhece as boas práticas ambientais na indústria do turismo e do desporto.
Esta filosofia ambiental é partilhada com todos os seus associados e visitantes, reforçando o compromisso do clube com o planeta.
Hoje, o SCV não é apenas um clube desportivo, mas uma verdadeira instituição na cidade de Viana do Castelo, como símbolo de dedicação ao surfing, ao desporto e à comunidade.
”A celebração dos 36 anos do clube é uma oportunidade para agradecer a todos os colaboradores, sócios, atletas, pais, amigos e parceiros pela confiança, apoio e amizade”, assinala.