Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Ténis: João Sousa retira-se aos 35 anos

Rádio Alto Minho

10 Maio 2024, 8:33

Acessibilidade

Publicidade

O melhor tenista português de sempre despediu-se dos courts em casa, no Estoril Open.

João Sousa, unanimemente considerado como o melhor tenista português de sempre, retirou-se oficialmente da competição ao ser eliminado na primeira ronda do Estoril Open, no passado dia 3 de abril, tendo sido profusamente ovacionado pelos adeptos nas bancadas. O tenista movimentou muito as casas de apostas com bónus e as bancadas nas suas partidas ao longo de quase 20 anos de carreira, e deixará saudades no ténis português.

O primeiro português em “muitas coisas”

Não tendo Portugal o palmarés no ténis comparável a outras modalidades, o país aguardava por um talento que desbravasse fronteiras. João Sousa foi o primeiro português a chegar ao Top 50 do ranking mundial, e também ao Top 40 e ao Top 30; a sua posição mais elevada foi a 28.ª em maio de 2016. Foi também o primeiro português a jogar na segunda semana de Grand Slams e em duas edições dos Jogos Olímpicos. As odds de um futuro jogador português lhe seguir os passos serão agora calculadas como mais elevadas.

Uma despedida emotiva

As odds de um grande resultado nesta despedida eram baixas; afinal, o próprio João Sousa aponta o peso das repetidas lesões como um dos motivos a indicar que era chegada a hora do adeus. Sousa enfrentou o francês Arthur Fils na primeira ronda e foi eliminado com os parciais de 7-5 e 6-4, confirmando as odds e recompensando quem tivesse apostado na vitória do jovem francês “esfomeado” por vitórias.

Se o primeiro set ainda pareceu equilibrado, no segundo a forma física de João Sousa pareceu cair um pouco mais rápido. O jogo demorou menos de duas horas. Contudo, no final, Fils não festejou, por respeito ao adversário, que de qualquer forma se demorou bastante tempo no court recebendo os aplausos e a homenagem dos adeptos, acompanhado pelo treinador e pela família.

Um tenista “realizado”

Nas suas declarações de despedida, Sousa referiu que se sente realizado, lembrando a sua capacidade de trabalho e também a capacidade de reagir aos períodos menos favoráveis. Uma longa sucessão de eliminações em primeiras rondas, por volta de 2015, foi especialmente difícil de superar, mas estava ainda para vir a grande vitória no Estoril Open em 2018, que encheu Portugal de alegria e orgulho, e que acabou por contrariar as odds, à partida, desfavoráveis.

Naturalmente que não faltaram os agradecimentos a todos os que o ajudaram a alcançar as várias milestones da sua carreira e João Sousa sublinhou ainda que terminar a carreira em Portugal “foi muito especial” e que “é aqui que começo a chorar”, segundo o jornal Público, revelando o caráter altamente emotivo da ocasião.

Estatísticas impressionantes

João Sousa retira-se com quatro vitórias em torneios ATP 250:

  • Malásia 2013
  • Valência 2015
  • Estoril Open 2018
  • Maharashtra 2022

Ainda segundo o Público, foi o jogador português que mais dinheiro conseguiu ganhar com o ténis profissional (acima de oito milhões de dólares em prémios). Conseguiu também várias vitórias sobre jogadores do Top-10 do ranking mundial, em condições em que entrava sempre como não favorito e com odds de sucesso baixas.  Destacam-se as vitórias sobre David Ferrer (n.º 4 do ranking, à época), Kei Nishikori (n.º 5) e Alexander Zverev (n.º 5).

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade